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Yoga: Prática que une Corpo e Mente em Tempos de Ritmo Acelerado

Vivemos o tempo em que ser multifuncional é considerado como uma necessidade básica em nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal. Vivenciamos uma constante demanda de exercer várias atividades ao mesmo tempo.  Além disso, a frequente conectividade tecnológica com o mundo digital faz parte do cotidiano e ocupa grande parte da nossa atenção, trazendo um ritmo mais acelerado ao viver nossas relações. Dentro desse contexto, tem sido frequente pessoas desenvolverem alguns transtornos mentais e doenças psicossomáticas como o estresse envolvendo ansiedade, depressão, síndrome do pânico entre outros sintomas relacionados ao emocional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, sendo 13% do total de todas as doenças. Em destaque na lista estão a depressão e a ansiedade. No Brasil, a capital paulista é a cidade com o maior índice de pessoas que sofrem com transtornos mentais.

Para lidar melhor com os sintomas e os transtornos vivenciados, a procura por atividades que auxiliem na conexão entre corpo e mente tem sido frequente. Dentre elas, a prática de Yoga vem se popularizando entre as pessoas.

Para além de uma atividade física, a Yoga é uma prática que busca a união entre o corpo e a mente. Deriva da palavra “yuj”, em sânscrito, que significa “unir ou integrar”. Yoga é um conjunto de conhecimentos milenar, originário da Índia, que soma mais de 5 mil anos.

A prática da Yoga é voltada para a busca de harmonização entre o corpo, a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. As técnicas de yoga são elaboradas a partir da consciência de pertencer e se conectar com um “todo”. E é dessa integração ao “todo” que vem o bem-estar e a presença que conecta mente e corpo. Dentre os benefícios que a prática traz, estão:

– aumento da flexibilidade

– o fortalecimento dos músculos

– o equilíbrio

–  maior resistência física

– auxilia na redução da ansiedade e do estresse

– melhora a capacidade de concentração

– melhora o sono

Existem inúmeras modalidades de Yoga, entre elas, a mais conhecida no ocidente é a hatha-yoga que consiste principalmente sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo buscando equilíbrio, conforto e estabilidade. Ainda é possível conhecer outros tipos como:

– Ashtanga Yoga, que possui um ritmo mais acelerado de Yoga com movimentos acelerados através de um conjunto pré-determinado de asanas, enquanto permanece focado em respiração profunda;

– Kundalini Yoga que desenvolve a prática a partir de diferentes poses, técnicas de respiração, cânticos e meditação para despertar a energia vital;

– Vinyasa Yoga é popular nos Estados Unidos e similar a Ashtanga Yoga.

É possível encontrar algumas aulas online para iniciantes no canal  namu, no site youtube. Então, já pode começar a sua prática!

Fotos: Reprodução

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Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela coordenação de conteúdos, marketing e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

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