O vulcão Cumbre Vieja, que fica localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entrou em alerta amarelo de erupção após autoridades espanholas avaliarem as atividades sísmicas da região e o Brasil pode ser afetado com um tsunami caso haja uma explosão.

O vulcão está adormecido há décadas e deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. De acordo com pesquisadores, o Cumbre Vieja tem uma potência capaz de gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.

Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami:

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima,” afirmou.

Conforme explicado, não há certeza de que o vulcão entrará em erupção, de que esta será explosiva ou irá gerar um movimento potente o suficiente para trazer ondas gigantes ao litoral do Brasil. Contudo, segundo o site Metsul, a região de La Palma enfrenta um aumento significativo nos movimentos sísmicos que aumenta o alerta para os países.