ArteCulturaEducação

Vila das Artes abre inscrições para residência artística “Movimento Autêntico”

Ministrada por Soraya Jorge, atividade segue com inscrições online até 02/02

A Vila das Artes abre inscrições, por meio da Escola Pública de Dança, para a residência artística “Movimento Autêntico”. Com a condução de Soraya Jorge, a atividade ocorrerá de 11 a 14 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Vila das Artes. São ofertadas, ao todo, 25 vagas, destinadas a bailarinos, criadores de danças, performers e comunidade em geral interessada. Inscrições devem ser realizadas online até o dia 2 de fevereiro.

Clique aqui para se inscrever

A residência artística será antecedida, no dia 10 de fevereiro, pela palestra “Movimento Autêntico – Uma abordagem somática relacional”. Na ocasião, Soraya apresentará conceitos ligados à disciplina para o público interessado. Diferente da atividade que inicia no dia seguinte, a palestra é aberta ao público e não requer inscrições.

“Movimento Autêntico é uma abordagem somática relacional que tem como objetivo desenvolver a escuta apurada dos impulsos corporais, explorando uma interrogação: o que me leva a mover? Pode ser um pensamento, uma sensação, um desejo, um som, uma memória, uma voz interna ou externa. O objetivo é propiciar um contato com estes impulsos para, conscientemente, expressá-los ou contê-los”, explica Soraya Jorge, ministrante da palestra e da residência artística.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre a ministrante
Soraya Jorge é doutoranda em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Formou-se em Dança Contemporânea na Faculdade Angel Vianna, onde leciona há mais de 20 anos. Seu trabalho como pesquisadora já foi apresentado em congressos, palestras e workshops em diferentes partes do mundo. Seu primeiro contato com o Movimento Autêntico se deu em 1993, no Authentic Movement Institute. Estudou com Neala Haze, a quem assistiu por dois anos, Tina Stromsted, Joan Chodorow e Janet Adler. Entre 1994 e 2003, frequentou os retiros de pesquisa Mystical Practice, Mystical Dance, facilitados por Janet Adler. Em 1999, começou seu trabalho de forma sistemática com o Movimento Autêntico no Brasil, oferecendo sessões individuais e em grupo, supervisões e retiros em muitas cidades, incluindo também Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria). De 2015 a 2019, participou de retiros com Julia Gombos, com quem, desde agosto de 2017, ensina a Disciplina do Movimento Autêntico para indivíduos e grupos a antigos praticantes da disciplina.

Serviço
Palestra “Movimento Autêntico – Uma abordagem somática relacional”, com Soraya Jorge
Data: 10 de fevereiro
Hora: das 18h às 20h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Aberto ao Público

Oficina “Movimento Autêntico”, com Soraya Jorge
Inscrições: até 2 de fevereiro, em cultura.fortaleza.ce.gov.br
Data de realização: de 11 a 14 de fevereiro
Hora: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Gratuito

Foto: Pixabay

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar