CiênciaComportamentoCulturaSéries e filmes

Veja uma lista de documentários para entender melhor sobre doenças de proporções pandêmicas

Não é de hoje que o mundo enfrenta doenças de grandes proporções, como epidemias, que é quando a doença atinge somente as pessoas de uma determinada localidade, uma muito comum no Brasil é a Dengue, transmitida pelo mosquido Aedes aegypti, ou pandemias, que é a disseminação mundial da enfermidade, como o novo Coronavírus, por exemplo.

Houve várias doenças na história que dizimou o Mundo. Um caso não muito distante, foi a Gripe Espanhola, ocorrida no final da Primeira Grande Guerra e matou 50 milhões de pessoas, e como qualquer outro vírus, ele não sumiu, apenas foi controlado.

Mas qual será o destino da atual pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)? Veja documentários que te ajudarão a entender melhor as “pragas” mais temidas:

PANDEMIC: Como Prevenir uma Epidemia

A série documental que segue os heróis na linha da frente contra o vírus da gripe, bem como os seus esforços para impedir a próxima pandemia global. Lançada em 2020 tem disponível a 1.ª temporada na Netflix, com 6 episódios que abordam desde ameaça até à força da fé.

Ebola Fighter: Hero With a Thousand Faces

A epidemia do ébola devastou a África Ocidental entre 2013 e 2016, tendo tido origem na Guiné e depois alastrando para países como a Libéria e a Serra Leoa, atingindo dezenas de milhares de pessoas e causando mais de 11 mil mortes. Este filme documenta a ação de médicos, enfermeiros e voluntários que combateram este vírus na Serra Leoa, arriscando diariamente as suas vidas para ajudarem os infectados.

Resumindo: A próxima Epidemia

Explained, ou Resumindo em português, é uma série esclarecedora de 2018 que explora vários temas. Desde a ascensão da moeda digital até à razão do fracasso das dietas, passando pelo mundo selvagem da música pop coreana. No entanto, na 2.ª temporada, o episódio 4 intitula-se A Próxima Pandemia e aborda perguntas sobre a preparação do mundo para enfrentar as doenças.

Influenza 1918

Este documentário de 1998 conta a história da chamada Gripe Espanhola (que na realidade foi trazida dos EUA para a Europa em 1918, por soldados americanos que vinham combater na I Guerra Mundial). Foi uma das piores pandemias de toda a história da humanidade, matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo e propagou-se com enorme rapidez também devido aos terríveis efeitos daquele conflito: movimentação global de militares e civis contaminados, hospitais sobrelotados, higiene deficiente, destruição geral, populações subnutridas, etc.

Return of the Plagues – Mosquitos

Os mosquitos continuam a ser uma praga que afeta várias regiões do globo, e ainda hoje morrem todos os anos dois milhões de pessoas devido à malária. Este filme de produção alemã mostra o papel que os mosquitos desempenham na transmissão e disseminação de doenças, já que, ao picarem pessoas e animais, estes insetos transformam-se em perigosos portadores de vírus e de agentes patogênicos.

Foto: Reprodução

 

 

 

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar