ComportamentoDicasSaúde e Bem-Estar

Veja lista exercícios ideais para a mente dos idosos durante a quarentena

Para evitar a contaminação de grupos de risco, os órgãos responsáveis pela saúde determinaram que os idosos, um dos principais grupos de risco da doença, devem ficar em casa. Para manter as atividades e exercitar a mente de quem já está nesta faixa etária durante essa quarentena, o método Supera preparou uma lista com atividades que podem ser desenvolvidas diariamente. Confira:

Jogos que estimulem a mente

Jogos como dama, xadrez, dominó, caça-palavra, jogo da memória e quebra-cabeças são muito bons pois estimulam a atividade cerebral relacionada à aspectos cognitivos tais como raciocínio lógico, atenção, planejamento, bem como estimula aspectos socioemocionais tais como saber autocontrole, autoconfiança, além propiciar momentos de diversão e descontração, como afirma a diretora do método Supera em Fortaleza, Sabrina Montenegro. “De uma forma bem simplificada, podemos comparar nosso cérebro a um músculo. Quando estimulado de forma adequada e o exercitamos, mais potente ele se torna. O inverso também é verdadeiro e no futuro, certamente colheremos os frutos de nossas escolhas”, diz.

Leitura

A leitura também é outro grande aliado quando se trata de atividade para mente, como confirma a também diretora do Supera, em Fortaleza, Selma Freitas. “Durante a leitura de um livro, jornal ou revista, o idoso acaba direcionando sua atenção para aquela atividade de modo em que o foco na informação ajuda a fixar suas memórias de curto e longo prazo, o que pode lhe trazer diversos benefícios no cotidiano”, informa.

Atividades Cotidianas

Manter as atividades diárias como se alongar, cuidar do jardim, consertar itens de casa ou até cozinhar também é uma boa alternativa para manter a mente ativa, como explica Sabrina. “Não é porque estamos em período de quarentena que essas atividades devem ser paralisadas. Tudo isso deve continuar sim, de maneira assistida claro, pois ajuda a manter a mente dos idosos ativa, além de fazer com que eles perceberem o quanto são importantes”.

Meditação

A meditação pode auxiliar os idosos de diversas maneiras, tanto acalmando a mente e auxiliando no controle da respiração e dos níveis de estresse e ansiedade, quanto no funcionamento da mente. “A meditação auxilia o fluxo dos neurônios e isso ajuda muito os idosos, já que a prática pode ser feita também com métodos mais ativos que trabalham o lado motor do corpo” explica Selma.

Ginástica Cerebral

O método Supera é um grande aliado para quem deseja realizar atividades para a mente. Por meio dos exercícios desenvolvidos pelos professores e alunos aumenta-se a produção de neurotrofinas, espécie de nutrientes do cérebro que aumentam a quantidade e qualidade dos contatos entre os neurônios, como explica Sabrina. “Aumentando a capacidade de processamento do cérebro conseguiremos produzir benefícios a curto, por meio do desenvolvimento de inteligências, e longo prazo, obtendo maiores reservas cognitivas e qualidade de vida aos idosos” finaliza.

Plataforma Supera com acesso liberado

Para quem deseja saber como funcionam as atividades e o método de exercícios cerebrais da plataforma Supera, o site segue com um cupom, com o nome “superaevoce” que permite o acesso de forma gratuita, durante trinta dias, a todas os recursos do método na plataforma online. “Neste momento de quarentena, as aulas presenciais foram suspensas e os educadores passaram a realizar assistência online aos alunos, mas assim que a quarentena finalizar as aulas presenciais retornarão com força total com todas as dinâmicas, neuróbicas, jogos e a plenitude do método supera”, esclarece Selma Freitas. Mais informações podem ser obtidas pelo site.

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corona Vírus

Atualização em Tempo Real do Corona Vírus no Brasil.

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar