CoronavirusCotidianoCuidados

Veja como usar a água sanitária para combater o Coronavírus

Em tempos de pandemia, a população está cada vez mais ligada na higienização de ambientes, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já confirmou, que além do álcool e sabão, a água sanitária também é bastante eficaz na limpeza de objetos e superfícies.

No momento de comprar a água sanitária, é importante conferir se a concentração de cloro ativo é de 2% a 2,5%. E além disso, o produto precisa ter o registro do Ministério da Saúde.

Se usada corretamente e nas medidas certas, a água sanitária diluída em água é capaz de matar o vírus em até 20 segundos. Vale ressaltar que não adianta usar o produto puro, pois a substância que mata o vírus é ácido hipocloroso (HClO), que não é presente em pH tão alto como no do cloro.

Veja como usar a água sanitária:

Para preparar a solução para diversas finalidades, a quantidade de água sanitária deve variar entre 0,1% a 0,5%.

  •  Para descontaminação de superfícies mais delicadas, como roupas, calçados, interior do carro, chaves, celular e similares, é recomendado o uso da concentração 0,1% de água sanitária, um copo de 200 ml de água sanitária (concentração de 2 a 2,5%) em 5 litros de água.
  • Para áreas mais rústicas, como o chão, maçanetas, paredes e outras, a solução indicada é 0,5%, ou seja, mistura 1 litro de água sanitária para 4 litros de água limpa.

Estas soluções devem ser armazenadas em um recipiente fosco ou escuro e com tampa, para que não haja a perda do efeito de desinfecção do produto.

Como todo produto químico é necessária toda a atenção possível, como as recomendações de cuidar dos olhos, com o preparo e com o contato com as crianças.

Foto: Reprodução

 

 

 

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar