Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira (14) entra em vigor o novo decreto de isolamento social, apresentado pelo governador Camilo Santana. Confira como ficam os serviços no Estado, exceto na Região do Cariri.

Restaurantes 

Podem funcionar de 10h às 22h, exceto os que são localizados nos shoppings, que funcionam de 12h às 22h, com limite de 50% de clientes. Nas meses, só podem comportar no máximo seis pessoas, não sendo permitido pessoas em pé, incluindo na calçada, também não é permitido filas de espera presenciais.

Comércio de shoppings e de rua

Dentro de shoppings o horário de funcionamento é de 12h às 22h, e no comércio de rua é das 10h às 19h, com apenas 50% da capacidade de público.

Condomínios 

O uso de espaços comuns e equipamentos de lazer em condomínios de praia, de uso misto para moradia e lazer e de temporada ou veraneio seguem restritos.

Estão autorizados o uso agendado de academia, a prática de atividades físicas e esportivas individuais, o uso de quadras e campos para esportes individuais e coletivos. Permanece proibido o uso de piscinas e serviços de restaurantes nas áreas de piscinas.

Podem haver apresentações musicais nas áreas comuns de condomínios realizadas por, no máximo, dois profissionais, mas deve ser uma iniciativa do próprio condomínio, sem contato com os moradores e sem aglomeração.

Espaços públicos

Espaços públicos como areninhas e praças podem ser usados para atividades físicas e esportivas individuais ou coletivas, mas devem respeitar o toque de recolher.

Academias

O novo decreto aumentou a capacidade de atendimento de 35% para 40%, com funcionamento de 6h às 22h, de segunda a domingo. No entanto, deve seguir algumas regras.

  • Somente práticas de atividades individuais.
  • Atendimento com horário marcado.
  • Conduta obrigatória dos protocolos sanitários de segurança.

Templos religiosos

As celebrações podem ocorrer até 22h, e com capacidade máxima de 50% do público, de segunda a domingo.

Ensino Médio

Liberada as aulas presenciais de todas as turmas de ensino médio, com apenas 50% da capacidade por sala. Com opção dos pais de continuar com ensino on-line. As séries devem seguir com o ensino remoto até o fim do primeiro semestre.

Museus e bibliotecas

Devem ser cumpridas as regras sanitárias, e com limitação de 50% da capacidade.

Cinemas 

Abertura com apenas 30% de público.

Barracas de praia

Podem funcionar, mas devem seguir as regras sanitárias exigidas em estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, como, não pode haver eventos festivos, fila de espera e mais de seis pessoas por mesa. Proibido o uso de piscinas e parques aquáticos, sendo permitido apenas o serviço do restaurante, e limite de 50% da capacidade.

Eventos de trabalho 

Os eventos podem acontecer com limite de 50 pessoas em ambientes abertos e 30 em espaços fechados, mantendo o distanciamento social e seguindo todos os protocolos de segurança. Só poderão participar do evento pessoas que já tomaram duas doses da vacina contra Covid ou que apresentarem exame de antígeno ou RT-PCR negativo, feito com prazo máximo de 48h antes da reunião.

Concursos 

Poderão acontecer concursos e seleção públicas, cabendo aos responsáveis a organização e obediência de todas as medidas sanitárias contra a disseminação da Covid-19.

Jogos e treinos

São permitidos, mas sem público e seguindo o protocolo de segurança.

  • Treinos e jogos de campeonatos de futebol internacional, nacional e regional;
  • Treinos e jogos das equipes de futsal no calendário nacional da Confederação Brasileira de Futsal;
  • Treinos e jogos das equipes femininas de futebol de salão, observado o calendário oficial;
  • Esportes coletivos universitários.