DestaqueEducação

Veja como fazer uma redação nota 1000

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das provas mais importantes é a redação, que equivale a 20% da nota final e a única que é possível o estudante alcançar a nota máxima de 1000 pontos. Na edição de 2019, somente 53 alunos conseguiram a maior nota, dois a menos que no ano de 2018, que foram 55.

Com a pandemia, a data do Enem que acontece tradicionalmente nos dois primeiros fins de semana do mês de novembro, vai acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2020, dando para o candidato um tempo a mais para aperfeiçoar os estudos.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar os estudantes a alcançar a nota máxima, confira a seguir:

Divida o seu tempo:

O primeiro dia de prova do Enem, tem 5 horas e 30 minutos de duração, e além da redação, é o dia de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Então é muito importante estudar como o seu tempo vai ser dividido, para que no dia da prova não fique nenhuma questão de fora.

Leia redações nota 1000 dos anos anteriores:

A melhor dica para quem está começando a estudar este ano, é ler várias redações nota 1000 dos anos anteriores, pois assim o estudante ver como os parágrafos se conectam e também os elementos essenciais (introdução, argumentação e conclusão) se comunicam, além de trazer ideias para a construção de outros textos.

Esteja sempre informado:

Apesar de ser impossível saber o tema de redação até o momento da aplicação da prova, os especialistas sempre lançam palpites ao longo do ano baseados em acontecimentos atuais, então é muito importante fazer pesquisas sobre os assuntos para poder se aprofundar no tema.

Assista filmes, séries, escute música e leia livros:

Assistir, escutar ou ler o que gosta, é uma maneira muito divertida para estudar para prova de redação, pois ao fazer isto, gera o aumento do repertório sociocultural do aluno e, ainda, melhora a argumentação sobre diversos assuntos, além de aprender citações para usar no texto.

Faça uma tempestade de ideias:

Quando se está com dúvidas na hora de escrever o texto, o brainstorming ou tempestade de ideias, ajuda bastante. Para fazer, basta colocar todas as possibilidades de ideias para construir a redação em um papel, e se aproveitar das melhores.

Treine até o último minuto:

Somente praticando é que se pode aplicar as dicas dadas. Então escreva várias redações sobre os mais variados temas, assim é possível treinar a estrutura exigida pelo Enem, desenvolver a criatividade, melhorar  a organização e muito mais.

Foto: Reprodução/ Vai de Bolsa

 

 

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar