Em ‘Nossos Mortos’, o Teatro Máquina se propõe a abordar duplamente o movimentos popular e o mito grego, em uma atitude interessada em trazer o Caldeirão, em que aconteceu um dos maiores massacres no Estado do Ceará.

O espetáculo conta com direção musical de Consiglia Latorre e trilha executada ao vivo por Ayrton Pessoa Bob, Di Freitas e Levy Mota. ‘Nossos Mortos’ cria ambiências sonoras e visuais para dar corpo ao luto interminável dos que ainda hoje não tiveram as mortes de seus parentes devidamente apuradas.

A pesquisa que deu fruto à montagem deste espetáculo,  parte de quando o Teatro Máquina pôde desenvolver experimentações estéticas e poéticas durante 28 dias de excursão por três regiões do semiárido nordestino, projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú no ano de 2015.

“Partindo de diálogos entre Antígona e sua irmã Ismene, fomos explorando a fala e o canto, principalmente as sonoridades fúnebres sertanejas”, detalha Fran Teixeira. “A ‘incelença’, o ‘canto coral’ e as ‘cantilenas’, tradicionalmente entoadas por vozes femininas, reencarnam, em alguma medida, a ‘melopéia’ da tragédia grega”, conclui.

Este espetáculo circula desde abril do ano passado, com temporada no SESC Pompeia (SP). Em 2018, ‘Nossos Mortos’  se apresentou na Maloca Dragão, no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, o Festival Porto Alegre em Cena e na Mostra SESC Cariri de Culturas.

As sessões acontecem na Caixa Cultural Fortaleza às 20h, exceto no domingo que terá inicio às 19h. A classificação indicativa é de 12 anos, e os ingressos custam R$ 20 (inteira).

Sobre o Teatro Máquina

Teatro Máquina é um grupo de teatro em atividade em Fortaleza desde 2003. Em 15 anos de trabalho, o grupo encontra princípios de criação que se orientam por objetos de investigação escolhidos a partir do entendimento do teatro como lugar de encontro e de invenção de realidades. A linguagem teatral é o principal motor investigativo, com base nas dimensões da pesquisa e do processo colaborativo. As formas de trabalho do Teatro Máquina operam em partilha e contágio e para isso o grupo mantém um repertório e uma sede em Fortaleza, a Casa da Esquina, onde desenvolve atividades formativas e culturais, bem como a criação de espetáculos.

Serviço
CURTA TEMPORADA ‘NOSSOS MORTOS’
26, 27 e 28 de abril de 2019
Sexta e sábado, 20 horas
Domingo, 19 horas. R$ 20 (Inteira)
Caixa Cultural Fortaleza
(Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)

Foto: Divulgação/ Luiz Alves