Os shoppings de Fortaleza registram um número alto de pessoas nos primeiros dias desta primeira fase de reabertura das atividades econômicas no Estado. As lojas do Centro de Fortaleza também estavam aglomeradas nesta segunda-feira (8), primeiro dia da Fase 1 do plano de retomada das atividades econômicas na capital, elaborado pelo Governo do Ceará. Antes mesmo da abertura das lojas, muitas pessoas formavam filas em diversos estabelecimentos.

O governador Camilo Santana utilizou o Twitter para reforçar a necessidade de que os protocolos sanitários estabelecidos pelo governo do Ceará sejam seguidos na Fase 1 da retomada econômica em Fortaleza, iniciada nesta segunda-feira (8). Ele garantiu ainda que o Poder Executivo deve continuar acompanhando diariamente a evolução da flexibilização do isolamento social na capital, inclusive com possibilidade de recuo nesta retomada.

Camilo Santana ressaltou que devem ser cumpridas regras como o limite de 30% da capacidade de clientes a 40% de funcionários, além da obrigação de respeitar o distanciamento social e o uso do álcool e de máscara de proteção.

“O avanço das fases vai depender do esforço de cada um no cumprimento das regras de isolamento social, a medida ainda mais eficaz contra o coronavírus. A retomada econômica é muito importante, mas de forma segura e responsável”, afirmou o governador.

Além dos negócios relativos às cadeias de construção civil e saúde, que já funcionavam na transição, os shoppings reabriram com 40% da mão de obra, horário limitado e com o dever de respeitar protocolos sanitários para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Foto: WhatsApp