NotíciasPolíciaPolíticaSaúde e Bem-Estar

Secretário de Saúde do DF é preso em operação por irregularidades, diz TV

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso na manhã de hoje em operação do MP-DFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) sobre irregularidades na compra de testes para a covid-19. Segundo a CNN Brasil, o chefe da principal pasta responsável pelo combate à pandemia do coronavírus foi preso em um apartamento na região noroeste de Brasília.

A prisão preventiva de Araújo faz parte das ações da segunda fase da Operação Falso Negativo. Mais seis mandados de prisão e outros 44 de busca e apreensão são cumpridos em mais seis estados do país: Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

São investigados os crimes de fraude à licitação, lavagem de dinheiro, crime contra a economia, formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva.

Araújo está no cargo desde meados de março, quando foi nomeado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) e assumiu a pasta ainda no início da pandemia. O secretário substituiu Osnei Okumoto e chegou credenciado por ser o diretor do Iges-DF (Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal).

Segundo as investigações do MP-DFT, que são centralizadas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), as irregularidades cometidas na Saúde do Distrito Federal podem ter gerado um prejuízo de até R$ 18 milhões aos cofres públicos.

De acordo com a Globonews, outras cinco pessoas ligadas à Secretária de Saúde também foram presas preventivamente. São elas:

  • Ricardo Tavares Mendes – ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF;
  • Eduardo Hage Carmo – subsecretário de Vigilância à Saúde do DF Eduardo Seara Machado Pojo do Rego – secretário adjunto de Gestão em Saúde do DF;
  • Jorge Antônio Chamon Júnior – diretor do Laboratório Central do DF;
  • Ramon Santana Lopes Azevedo – assessor especial da Secretaria de Saúde do DF.

Fonte: UOL
Foto: Reprodução/Internet

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela coordenação de conteúdos, marketing e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar