EmpregosNacionalNotícias

Saiba como se preparar para os testes psicológicos aplicados em seleções de emprego

Toda vaga de emprego pressupõe a realização de um processo seletivo para que seja preenchida. As etapas começam com as informações já disponibilizadas pelo candidato no currículo, onde estão registradas suas experiências profissionais e formação acadêmica. Para seguir adiante e chegar a ocupar o cargo pleiteado, o candidato deve seguir em outras etapas da seleção que podem utilizar testes psicológicos para avaliação de habilidades comportamentais.

Aplicados exclusivamente por psicólogos, seguindo a lei federal 4.119/62 – que normatiza a avaliação psicológica organizacional -, os testes indicam ao empregador traços de personalidade e de comportamento importantes para o desempenho da vaga almejada. Neste contexto, a avaliação psicológica possui etapas como a da entrevista e a realização de dinâmicas em grupo, e há quem, mesmo extremamente qualificado e com conhecimento prévio do processo de seleção, ainda acumule um verdadeiro pavor de todo desses momentos.

O psicólogo e mestre em Administração de Empresas, com vasta experiência nacional e internacional em psicologia organizacional, Carlos Irineu Costa, dá algumas orientações a quem costuma perder oportunidades de inserção ou reinserção no mercado de trabalho devido à pouca habilidade para lidar com a avaliação psicológica organizacional. “Mantenha-se tranquilo. Esta etapa visa conhecer um pouco mais sobre você, pois para chegar nesse momento você já passou do processo que avalia suas competências técnicas para o cargo. Ou seja, o empregador se interessou por suas qualificações profissionais e quer lhe conhecer mais como pessoa, saber sua trajetória, como construiu sua vida profissional e os relacionamentos que deixou por onde passou”, diz.

Os testes psicológicos utilizados nesse processo podem avaliar diversos aspectos do comportamento. Os mais utilizados podem avaliar o grau de cognição, agressividade, impulsividade, memória, produtividade e atenção concentrada. “Buscar conhecer a empresa e o que se espera da vaga é um grande diferencial do candidato no processo de seleção profissional. A avaliação psicológica organizacional busca auxiliar o candidato e a empresa a encontrar o local de trabalho ideal para cada pessoa. Manter a calma e se dedicar, de maneira genuína, ao processo, pode permitir ao candidato que ocupe a vaga esperada”, completa Carlos.

Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela coordenação de conteúdos, marketing e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar