O Twitter é uma das redes sociais mais populares na internet, uma poderosa ferramenta de compartilhamento de pequenas publicações sobre qualquer assunto, amplamente usado por autoridades, personalidades e veículos de comunicação.

Criado há 13 anos, ele serve como referência sobre a repercussão dos assuntos mais falados na internet com uma lista das tendências do momento. Mas e a privacidade do perfil e das suas publicações?

Na última parte da série sobre privacidade nas redes sociais será apresentado um guia com dicas para proteger a privacidade no Twitter, confira.

1. Proteger seus tuítes

Por padrão, todos os tuítes são públicos, o que significa que qualquer pessoa na rede social pode interagir com eles. No entanto, é possível limitar o acesso direto às publicações, através do filtro de privacidade.

Para acessar as configurações, siga os passos indicados abaixo:

  • Abra a sua conta no Twitter e clique no ícone em formato de engrenagem ou clique neste link; marque a caixa de seleção “Proteger seus tuítes”.
  • Após essa alteração, você receberá uma solicitação sempre que uma nova pessoa quiser seguir o seu perfil.
  • Os seguidores anteriores a essa modificação na privacidade ainda poderão ver e interagir com seus tuítes protegidos. Para evitar isso, será necessário bloqueá-los.

Qual é a diferença entre tuítes públicos e protegidos?

Tuítes públicos: são visíveis para todos, independentemente de eles terem ou não uma conta do Twitter.

Tuítes protegidos: visíveis somente para seus seguidores no Twitter. Lembre-se de que seus seguidores ainda poderão capturar imagens dos seus tuítes e compartilhá-las.

2. Informações de localização

Esse item é opcional e vem desativado por padrão. A menos que realmente seja realmente necessário compartilhar a localização de onde o tuíte foi publicado, o ideal é mantê-lo desativado.

Caso queira habilitar essa opção, acesse a página de configurações clique em “Informações de localização” e marque a caixa de seleção “informações de localização a meus tuítes”.

3. Marcação de fotos

Desde que o Twitter incluiu a possibilidade de compartilhar imagens, também foi permitido marcar perfis.

Essa opção é semelhante a uma marcação de publicação no Facebook, e pode ser limitada:

  • Acesse as configurações;
  • Clique em “Marcação de fotos”;
  • Selecione uma das opções: “Qualquer pessoa pode marcar você” (somente as pessoas que você segue podem marcá-lo) ou “Desligado”.

4. Mensagens Diretas

A troca de mensagens internamente é uma maneira de manter contato com os seguidores e o Twitter permite restringir quem poderá se comunicar por meio desse canal.