Rosas do Porto marca Outubro Rosa com música e conscientização - Foto: Divulgação

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza na próxima terça-feira (26), a partir das 16h, a quinta edição do evento Rosas do Porto, este ano no formato de live, iniciativa alusiva à campanha Outubro Rosa. As coordenadoras Mona Gadelha e Iana Soares irão conduzir a programação que receberá apresentações de artistas cearenses que integraram os Laboratórios de Criação e entrevistas com participantes de campanhas do Outubro Rosa no Ceará. As apresentações e entrevistas acontecerão na Sala de Música e serão transmitidas ao vivo pelo canal da Escola no Youtube.

A ação compõe o calendário de atividades da Escola Porto Iracema das Artes e visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na programação, estão as artistas Letícia Monteiro e Nathália Rebouças do duo “Pulso de Marte”, a cantora Luiza Nobel, que integraram o Laboratório de Música, e a artista visual Maria Macêdo – que participou da Temporada Investigativa do Laboratórios de Artes Visuais. Além disso, serão compartilhados com o público depoimentos da vice-presidente da Associação de Motivação e Apoio e Renovação (AMAR) Luiza Catari e de Elizabeth Chaves, que superou a doença.

A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, comenta como será realizado o Rosas do Porto este ano: “As apresentações contemplam cantoras e compositoras nesse universo feminino da música. Este ano vamos fazer em formato de live, transmitido da Sala de Música da escola, como um ‘talk-show’, com entrevistas e participações especiais.” Segundo ela, o evento tem um significado especial: “É o momento em que a gente utiliza a música e as artes visuais para chamar a atenção em torno dos cuidados preventivos ao câncer de mama.”

O show Rosas do Porto é organizado anualmente pelo Laboratório de Música, em conjunto com as outras linguagens – este ano mais uma vez com o Lab de Artes Visuais com a coordenadora Aline Albuquerque, surgiu como proposta colaborativa e tem seu repertório pautado pelo feminino. Na escolha do repertório, são priorizadas canções intimistas, autorais e temáticas relacionadas às mulheres. 

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Rosas do Porto marca Outubro Rosa com música e conscientização

Quando: 26 de outubro, às 16h

Onde: YouTube da Escola

Programação gratuita