CearáInovaçãoNotíciasNovas Tecnologias

Projeto da Secretaria de Ciência vai imprimir em 3D peças de segurança para hospitais

O CriarCE, projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fundação Citinova, Instituto Atlântico e Idesco, está lançando o projeto “Inovação contra o Covid-19″.

O projeto usará máquinas 3D em seus espaços para a impressão de peças de segurança de trabalho, de proteção individual para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, além de protótipos de válvulas respiratórias e peças de reposição para maquinários que sejam requisitadas.

No trabalho, o CriarCE também está unido com a comunidade Maker, que são pessoas que possuem impressoras 3D e outros equipamentos de fabricação digital. Ao  todo serão dez instituições juntas em prol da causa.

O coordenador do CriarCE, Thiago Barros, explica que as impressoras 3D podem imprimir também peças de maior complexidade como, por exemplo, válvulas para ventiladores mecânicos e outras peças de reposição que possam ser geradas a partir das necessidades que se apresentem.

“O Estado está disponibilizando, através das universidades e órgãos de pesquisas, toda uma estrutura tecnológica que pode servir a profissionais de saúde que atuam em hospitais, públicos e privados, policlínicas, postos de saúde nessa hora crucial por que passa o Ceará, na luta contra coronavírus”, explica o secretário da Secitece, Inácio Arruda.

Foto: Pixabay

 

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar