Em entrevista ao Especial Eleições 2020, na Siará News, o pré candidato a prefeitura de Fortaleza (CE) Alexandre Pereira (Cidadania), falou sobre suas expectativas para as eleições deste ano e sua visão enquanto empresário dentro de um partido socialista. Alexandre é empresário e ex-secretário de Turismo.
O pré-candidato relata ter ingressado na política e se apaixonado pela área ao perceber que as transformações aconteciam a partir dela “comecei a ver que as coisas se transformam pela política”, disse.
O envolvimento com a política partidária começou em 2007, quando deixou a presidência do Centro Industrial do Ceará (CIC) e, em 2008, concorreu a vice-prefeito de Fortaleza (CE). Em 2009 se filiou ao PPS (atual Cidadania) e, no ano seguinte, foi candidato ao Senado com quase 500 mil votos.
Em 2013 aceitou o convite do então Governado Cid Gomes para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará. E, assim o empresário entrou para a gestão pública.
Ao assumir a Secretaria do Turismo de Fortaleza, em 2017, assumindo também a requalificação da Praia de Iracema, um cartão postal da cidade que ainda habitava na memória afetiva recente de muitos fortalezenses. Foi aí que Alexandre sugeriu mudar a sede da Secretaria para o Estoril, um prédio histórico localizado na própria Praia de Iracema, aproximando, assim, a gestão das lideranças do bairro e da sociedade civil.
Alexandre fala que ingressou no PPS (atual Cidadania) através de um convite de Roberto Freire (presidente nacional do Cidadania) e conta que o partido trás uma ideia de socialismo democrático popular e que a ideia de modernizar o partido era justamente era ingressar pessoas do setor produtivo de industria para trabalhar ideias para a economia.
Educação
O pré-candidato defende as cotas, porque acredita que a educação é distinta para os diferentes tipos de classe. Partindo deste principio, concorrer a mesma vaga com nível de educação diferente é desvantajoso quando não se tem o mesmo acesso a educação. Alexandre diz buscar igualar este acesso.
“a cota só é para existir enquanto você não consegue igualar, é mais ou menos a mesma coisa da questão da saúde… O que eu defendo especificamente é que em relação a educação, saúde e transporte isso tem que ser igual para rico e para pobre”, afirma o pré- candidato a prefeitura de Fortaleza.
Alexandre Pereira relata que mudou sua perspectiva ao trabalhar com gestão pública.
“Sempre fui empresário, sempre a minha linha foi em cima do empreendedorismo, da iniciativa, mas depois que me tornei gestor público, eu entendi o quanto o estado pode prover na melhoria da vida das pessoas”. afirma.
As eleições 2020 está com data marcada para 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 de novembro. A Siará News reforça a importância de conhecer os candidatos e tirar as dúvidas da população.
Conheça o pré-candidato e veja quais são são propostas, clicando no vídeo a seguir: