ArteCultura

Prazo para inscrição em Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes chegam aos últimos dias

Inscrições foram prorrogadas até 23h59min do próximo domingo, dia 5 de abril, exclusivamente pelo site

Está chegando ao fim o prazo para submissão de propostas artísticas para serem desenvolvidas nos Laboratórios de Criação 2020 do Porto Iracema das Artes. A data final é no próximo domingo, dia 5 de abril. As inscrições podem ser feitas até 23h59min, exclusivamente, pelo site da Escola.

A data inicial para o encerramento desta primeira etapa do processo seletivo era 19 de março, mas com a necessidade da paralisação de atividades e do isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, a Escola estendeu o prazo por mais de 15 dias, a fim de dar mais tranquilidade aos artistas.

Este ano, serão selecionados 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas do Ceará, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. Projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, receberão bônus de 5 pontos na segunda etapa. No caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos. Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina numa apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto.

Processo seletivo

A escolha dos projetos será feita em três etapas e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar