ComportamentoCotidiano

Praça de Fortaleza ganha mudas de girassóis e intervenção em semáforos

A ação faz parte da campanha nacional “Na direção da vida – Depressão sem Tabu” que integra o movimento mundial Setembro Amarelo. Além das mudas, girassóis estão estampados nos semáforos na fase amarela nos entornos da praça

A Praça Portugal, no bairro Aldeota, ganhou uma linda decoração de girassóis, e até nos semáforos na fase amarela ou pelas 70 mudas recém-plantadas nos canteiros. A ação faz parte da campanha nacional “Na direção da vida – Depressão sem Tabu”, que integra o movimento mundial Setembro Amarelo dedicado à prevenção do suicídio, com ações de valorização à vida. O projeto teve início nessa quinta-feira (26) e termina no domingo (29).

Ao primeiro sinal do Sol, o Girassol se curva de acordo com o movimento da luz. Por esse fenômeno da natureza, a planta foi escolhida como símbolo da campanha. Em Fortaleza, a ação foi feita em parceria com a Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

divulgação

Na manhã desta sexta-feira, foi realizado o plantio de 70 mudas de girassóis na praça. Além disso, a população que transitar no local das 11h às 14h deve receber uma muda de planta ornamental de pequeno porte.

A ação é conduzida pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetvos (ABRATA), Centro de Valorização da Vida (CVV) e pela área de Medicina interna da Pfzer.

divulgação

As máscaras com o pictograma de um girassol nos semáforos no entorno da Praça Portugal foram instalados pela AMC nessa quinta-feira. Os motoristas que passam pelas avenidas da região são surpreendidos pela imagem da flor ícone da campanha quando a fase amarela dos semáforos for acesa.A produção é totalmente inédita e foi feita especialmente para a cidade de Fortaleza.

Segunda Juliana Coelho, gerente da Central de Monitoramento de Tráfego da AMC, cerca de 50 mil veículos serão impactados com essa ação na Praça Portugal. “A iniciativa é uma oportunidade de ganhar visibilidade para se ter um diálogo com a sociedade sobre o tema.

Como órgão de trânsito, que também zela pela vida, temos o dever de apoiar a causa”, reforça a técnica.

Para sensibilizar o público para a causa do Setembro Amarelo, com informações educativas sobre o tema e dicas de como ajudar alguém que apresente comportamentos de risco, dois totens com QR code direcionarão à população para o espaço digital.

Quem não tiver com acesso online também poderá ler informações resumidas sobre o manifesto da campanha em um dos totens.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Confira também:

Confira a história do Setembro Amarelo

Setembro amarelo: depressão e suicídio

Setembro Amarelo: dúvidas mais frequentes sobre a conscientização e a prevenção do suicídio

Setembro Amarelo: Conheça locais para buscar assistência psicológica gratuita e a preço populares em Fortaleza

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar