NacionalNotícias

17 casos de intoxicação por contato com petróleo são registrados em Pernambuco

Dezessete voluntários que ajudaram na remoção de óleo das praias de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, deram entrada com dor de cabeça, enjoo, vômitos, erupções e pontos vermelhos na pele. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as notificações começaram a ser feitas um dia depois das manchas aparecerem no município.

Segundo o clínico do Hospital Osmário Omena de Oliveira, Marcello Neves, sessenta por cento dos atendimentos foram de pacientes com problemas na pele, por conta do contato com a substância. “Nesse caso, as pessoas tiveram dermatite de contato, apresentando coceiras e feridas na pele, além de dor de cabeça”, declarou. De acordo com o médico os outros 40% dos pacientes tiveram reações por inalar os gases que saem do óleo. “Eles também tiveram dor de cabeça e apresentaram enjoos, que é um sintoma diferente”.

Uma campanha nas redes sociais teve início em busca de alertar os riscos do contato com o óleo e a necessidade de procurar atendimento, caso aja aparecimento de algum dos sintomas.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o protocolo de atendimento para estes casos depende diretamente dos sintomas e ressalta ainda, entre os casos notificados há alguns que não estão relacionados ao óleo, e sim ao uso de solventes para a retirada do produto. O recomendado é que se utilize produtos contendo glicerina ou lanolina ou até mesmo o óleo de cozinha. Deve-se evitar o uso de solventes, como querosene, gasolina, álcool, acetona e tinner.

No balanço divulgado na noite de terça-feira (22), o governo estadual informou que em seis dias mais de 489 toneladas de óleo já haviam sido retiradas das praias. O material tem sido levado para um centro de tratamento de resíduos, onde lá é transformado em combustível industrial.

Fonte: G1
Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar