CoronavirusDestaqueNacionalPandemia

Paraná vai produzir vacina russa contra coronavírus no Brasil

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciou nesta terça-feira (11) que o estado vai produzir a vacina russa Sputnik V por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para distribuição no Brasil.

O anúncio foi feito algumas horas após o presidente da Rússia, Vladmir Putin, revelar que a Sputnik V foi a primeira a ser registrada no mundo para combater o novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o governador do Paraná, um convênio será formalizado já nesta quarta-feira (12) com assinatura de um termo junto com o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, às 14h, em Curitiba. Contudo, ainda não foram revelados detalhes sobre o acordo.

Algumas dúvidas

A comunidade científica, entretanto, mostra preocupação com a vacina russa. O governo do país euro-asiático fala em duas fases de testes concluídos no dia primeiro de agosto deste ano, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê três fazes antes de um registro de vacina para comprovar sua eficácia.

Não existe também artigos científicos publicados trazendo detalhes da dita vacina, tornando o composto um verdadeiro mistério no momento. Contudo, com o convênio junto ao governo do Paraná, espera-se que o Tecpar seja capaz de esclarecer os detalhes da vacina e realizar testes para comprovar sua eficácia na população brasileira.

Foto: AFP

Tags
Exibir Mais

Edinaele Sousa

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar