ComportamentoCulturaEventosFortaleza

Para curtir o fim de semana de forma leve, o Projeto Viva o Parque segue com programação recreativas, esportivas e com oficinas

No próximo domingo (25), a programação gratuita do Viva o Parque continua a todo vapor nas unidades de conservação (UCs), Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Tem diversão para toda a família, com muitas atividades de educação ambiental, lazer e esporte. Importante lembrar que em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento.

Segundo o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, todas as atividades do Viva o Parque trabalham a ideia da importância do meio ambiente e de sua preservação. “Os visitantes poderão conferir a programação diversificada para todas as idades em meio à natureza”, disse. “A realização de picnics, celebração de aniversários, encontros religiosos, passeios de trilhas, brincadeiras no parque infantil, palestras com exposição da fauna e flora, também têm atraído muitos visitantes às UCS”, completou.

Dentre as atividades do projeto, destacam-se: aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais como pipa, bola de gude, ciranda, sem contar os passeios nas trilhas. “No Cocó, o arvorismo com 10 estações de ecoaventura e voltado ao público mais radical, é um ponto forte das atrações”, disse Paulo Lira, gestor da UC. “Outra excelente opção é o passeio de barco pelo rio”, destacou.

No Botânico, em paralelo ao Viva o Parque, vai ter oficina na Sala Verde. “Os participantes vão aprender a fazer terrário aberto em vidro reciclável, uma forma de ter um pouco mais da natureza dentro de casa”, informou o gestor, George Feijão. A sala verde consiste em um espaço socioambiental para atuar como centro de informação e formação ambiental. Já na ARIE do Curió, vai rolar muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

Facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades na APA do Maranguapinho. “Vai ter bola de gude, peão, pipa, elástico, corrida de saco com revezamento, bandeirinha e carimba”, conta o educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), Sérgio Mota. “Mas não vai ficar só nas brincadeiras, também serão realizadas oficinas de desenho e de construção de brinquedos e malabares com material reutilizado”, completou.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do estado do Ceará, por meio da SEMA. Propicia à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. O projeto acontece todas as manhãs de domingo em áreas de Unidades de Conservação Estaduais.

Serviço

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

Foto: Reprodução/ Internet

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar