Crédito: Henrique Kardozo

Nessa quinta, dia 22 de abril, a cantora, atriz e performer Jeffe faz sua estreia na primeira edição virtual do Nave Sonora, uma iniciativa totalmente gratuita de capacitação e promoção de encontro de novos talentos da música, com profissionais renomados de diversos segmentos e expertises na área. Jeffe foi uma das seis artistas selecionadas para compor um grupo seleto que recebeu mentorias de uma equipe de alto gabarito formada por Alexandre Matias, Amanda Desmonts, Maurício Bussab e David Dines, Nath Birkholz, Gabriel Spazzaini, Nancy Silva, Flávio Scubi e Anna Turra.

Show Jeffe -Nave Sonora | Crédito: Henrique Kardozo

A participação surgiu com um convite dessa última mentora. A arquiteta e lighting designer Ana Turra, responsável pela concepção visual e espacial de shows como Elza Soares, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, entre outros. Turra conheceu Jeffe por meio de uma consultoria cênica cedida para o espetáculo musical “Falando da Vida”, produzido pelo Porto Dragão em fevereiro desse ano. Assim como esse trabalho, o resultado final do Nave Sonora também é um filme musical, onde a artista colocará no palco todo o conteúdo trocado durante as mentorias ocorridas entre 22 de março e 06 de Abril. “Fiquei fisgada pelo seu carisma, que imprimia dentro e fora da tela. Para o Nave Sonora, precisava encontrar alguém que estivesse no início da carreira e no ponto certo para dar um salto, com abertura para ouvir outros profissionais e ser desafiado. Jeffe foi a primeira pessoa que me veio à mente”, elogiou a diretora de palco.

Para seu showcase, a cantora aposta mais uma vez no universo da fantasia, dos sonhos, onde tudo é possível, como acontece no seu recente clipe, “GOZO”. A performance utilizará animações, projeções e participações de outras artistas parceiras de trabalho, como Adna Oliveira, Di Ferreira e a Madame. Com uma equipe super reduzida diante da pandemia da Covid-19, a gravação será dentro do apartamento do próprio co-produtor musical, Cláudio Mendes, que conta com a estrutura técnica necessária. O repertório será formado por 4 músicas autorais, declamação do poema ““o amor faz sua própria bagunça””, também de Jeffe, mais a canção “Vinho Derramado”, do amigo James Pierre, totalizando 30 minutos de apresentação.

Esse será o primeiro trabalho solo cantando suas próprias músicas e histórias. Como ela mesma frisa, esse convite surgiu após um período de “descasque” sobre seus processos identitários, de reencontro com suas raízes e de acolhimento afetuoso do seu principal público LGBTQIA+. No contexto de desânimo e de desalento causados pela pandemia e isolamento social, Jeffe deseja nos relembrar a capacidade (ainda) de sonhar, sem limites.

Sobre Jeffe 

Tem 26 anos, é uma artista travesti não-binária oriunda do bairro Vila Velha, periferia de Fortaleza, que transita entre estilos e sonoridades com seu visual e performance marcantes. Começou sua carreira em 2015 e desde lá canta, compõe, performa, apresenta e participa de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos também na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, Jeffe se destaca no Teatro Musical. Em 2016, se apresentou no Lincoln Center (NY), pela Broadway Dreams Foundation, por meio do projeto Broadway Brasil. Além disso, soma dois grandes musicais no currículo: “Avenida Q” (2016), da Deberton Filmes, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” (2019), com direção de Elísio Lopes Jr. Em 2017, ao lado das cantoras Di Ferreira e Lorena Nunes, completa o trio “Las Tropicanas”, encarnando a drag queen Pepita York.

No cinema, interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, em exibição no canal Futura e, em 2020, viveu Silvinho do elogiado longa “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso. Jeffe ainda foi mestra de cerimônias dos Festivais “Elos” e “Férias na P.I”, nos anos de 2019 e 2020, respectivamente. Recentemente, venceu a 3ª edição do Festival da Música de Fortaleza, levando o prêmio de melhor intérprete e também a primeira colocação para a canção que defendeu. Com suas influências da MPB, do Pop e da Black Music, lançou seu primeiro single e clipe autoral chamado “GOZO”, em dezembro de 2020, presente nas principais plataformas de streaming. Em 2021, Jeffe integra o time de cantoras do espetáculo musical “Falando da Vida”, uma grandiosa produção do Porto Dragão envolvendo dezenas de artistas de diversas linguagens artísticas, que contou com a consultoria visual da arquiteta e lighting designer, Ana Turra.

+ NAVE SONORA

Além do trabalho desenvolvido com os seis artistas selecionados, o Nave Sonora ofereceu mais seis workshops (com os mesmos temas das mentorias) para o público em geral, completamente gratuitos, no período de 13 a 16. Já nos dias 22 e 23 será a vez da exibição dos showcases dos músicos acompanhados. Serão apresentações únicas que contarão com tradução em libras e audiodescrição. Posteriormente, o material captado receberá também tradução legendada para Inglês e Espanhol, ampliando as possibilidades de negócios entre os artistas e possíveis compradores – Festivais, Selos, Salas de Espetáculo, Curadores, Sync & Licensing, nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

NAVE SONORA – Artista Jeffe

Dia 22/04 (quinta), às 22h30 (Única apresentação)

Exibição: www.navesonora.com.br