(Imagem: Reprodução/Sofia Alves)

Com todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores de todo o Brasil, o professor Emanuel Franco, docente da Rede Pública Estadual, afirmou: “Do ponto de vista educacional, por conta da Pandemia da Covid-19, da noite para o dia paramos de ministrar aulas presenciais e passamos a realizar as mesmas de forma virtual. Um grande desafio para professores e alunos, em virtude do processo de aprendizado das ferramentas digitais, aquisição de novos equipamentos eletrônicos e o acesso a internet para execução e participação das aulas.” 

Mesmo com dificuldades de professores e alunos em acesso à internet, as provas do Enem ocorrerão ainda, na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro, e a versão digital, como novidade esse ano, será nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. 

Pensando por este aspecto, o professor Emanuel separou alguns temas para você prestar atenção para prova de Humanas: 

Questões Ambientais: Aquecimento global, degradação dos ecossistemas, poluição das águas (águas superficiais e subterrâneas); 

Urbanização: Impactos socioambientais urbanos (inundações, déficit de áreas verdes, mobilidade urbana e segregação socioespacial); 

Globalização: Fluxos (pessoas, capitais, mercadorias e informações), pontos positivos e negativos de tal processo; 

Geografia Agrária: Mecanização do campo, agronegócio e conflitos no campo.

Sobre o dia que antecede a prova, Emanuel também afirmou:

“É momento para descanso, alimentação saudável e equilibrada com bastante ingestão de líquido. No dia da prova tomar um café da manhã reforçado, se programar para chegar uma hora antes do início da prova. Levar lanche e água para consumo no período da prova.”