EventosMúsica

Jord Guedes anima a folia nesta sexta-feira com show gratuito na Praça da Gentilândia

A cantora cearense vai fazer cinco apresentações entre o pré e o carnaval trazendo muita vibração em versões para músicas consagradas da MPB, além de suas autoriais.

Jord Guedes inicia sua participação na programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza nesta sexta (15) apresentando o show ‘Despertando a Rebeldia, Provocando a Fantasia’ na praça da Gentilândia (Benfica). A programação começa a partir das 18h, e a cantora sobe ao palco às 20h. Comrepertório cheio de canções consagradas da MPB, além de suas autorais, ela e sua banda prometem momentos de vibração e arranjos vigorosos. Oespetáculo aproveita o momento da folia para exaltar o feminino e discutir questões pertinentes à luta das mulheres como empoderamento e combate à violência doméstica. O show é gratuito e de livre indicação para todas as idades

O público vai poder conferir versões de músicas como “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), “Tigresa” e “Luz de Tieta” (Caetano Veloso), que se consolidaram no imaginário musical do País enaltecendo o feminino. Mas a cantora decidiu trazer nesse repertório também músicas contemporâneas compostas ou gravadas por mulheres e que levantam debate a respeito de enfrentamentos importantes como “Triste, Louca ou Má” (Juliana Strassacapa), e“Maria da Vila Matilde” (gravada por Elza Soares). De autoria própria, “Maria Barata” e “Toda em F(ô)rma” seguem a mesma linha.

“Em meio a toda uma cultura machista cristalizada na sociedade e, infelizmente, tão presente nas manifestações carnavalescas, é preciso que as mulheres ocupem esse espaço para cantar por si e para falar de suas questões”, pontua Jord Guedes. Ela conta ainda que para as apresentações que vão acontecer no mês de março, já durante o carnaval, está preparando um repertório ainda mais engajado e com uma banda formada por maioria de mulheres instrumentistas.

 Além do show desta sexta, no Benfica, Jord Guedes vai se apresentar nos dias 01 e 02 de março no Aterro da Praia de Iracema, dia 03 no palco do Mercado dos Pinhões e dia 04 encerra de volta ao polo da Gentilândia. Toda a programação é gratuita.

Sobre a artista

Jord Guedes é cantora, compositora, musicista formada pelo Curso de Extensão em Música da UFC (2005) e mestre em História pela UECE (2012), onde pesquisou o Fazer Musical de Rodger Rogério. Natural da cidade de Crato, no Cariri Cearense, e radicada em Fortaleza desde 1991, a artista acumula experiências de participação em eventos como Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), Festival de Inverno da Meruoca (CE) e Mostra SESC Cariri das Artes (CE).

Em 2015, lançou seu primeiro disco solo ‘Traços’ e fundou em 2017 o coletivo ‘Nós VOZ elas’, composto por cantoras, compositoras e instrumentistas. Integrante do Maracatu Solar desde sua fundação, Jord também estará com o Maracatu em toda a programação do pré e do carnaval, na avenida e nos palcos dos polos da cidade.

SERVIÇO
JORD GUEDES APRESENTA SHOWS GRATUITOS NA PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL

Gratuito, Livre para todas as idades
– Sexta (15/02), a partir das 18h. Praça da Gentilândia (Benfica)
– Sexta (01/03), a partir das 18h. Aterro da Praia de Iracema
– Sábado (02/03), a partir das 18h. Aterro da Praia de Iracema
– Domingo (03/03), a partir das 18h. Mercado dos Pinhões (Centro)
– Segunda (04/03), a partir das 18h. Praça da Gentilândia (Benfica)

Foto: Divulgação/Camila Albano

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar