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INSS: segurados enfrentam filas e ‘perdem a viagem’ após cancelamento de perícias

'É humilhante', disse segurado que não conseguiu atendimento. Perícias foram suspensas mesmo para quem tem agendamento. Atendimento nas agências é apenas para agendados pelo Meu INSS e telefone 135.

Depois de mais de 5 meses de portas fechadas por causa da pandemia de coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a retomar, nesta segunda-feira (14), o atendimento presencial em parte de suas agências.

Os médicos peritos, no entanto, decidiram não retomar as atividades, e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirma que a suspensão foi comunicada aos segurados que tinham perícia agendada para esta segunda. Mas por todo o país, brasileiros ficaram na fila aguardando por um atendimento que não aconteceu, mesmo tendo sido agendado.

Em vários locais, não só as perícias médicas deixaram de ser realizadas: as agências do INSS sequer abriram. No estado de São Paulo, por uma determinação judicial, atendendo a um pedido do sindicato dos trabalhadores. Em outros, como no Paraná, a alegação em algumas agências foi de que se trata de um dia “muito sensível” para servidores e segurados.

O INSS começou a retomar parte dos atendimentos presenciais, mas apenas para serviços agendados previamente. Já a prova de vida está suspensa.

‘É triste, é humilhante’

Depois de viajar 60 quilômetros entre a cidade de Capela e Maceió, a trabalhadora rural Maria Ilza da Silva ficou sem atendimento – mesmo tendo chegado às 5h da manhã, e tendo agendamento.

“Não deram prazo e informaram que vou ter que ligar novamente para agendar outra visita”, lamentou.

‘Quando chega aqui está tudo fechado. É um absurdo isso’

A funcionária pública Rosângela Maria Ferreira saiu de Agudos, cidade que fica a 21 km de distância de Bauru (SP), para fazer a perícia que estava agendada para às 9h.

“Eu confirmei pelo telefone, na noite de sábado (12), e disseram que a perícia estava devidamente agendada, que era para eu vir. Saí de casa antes das 8h e quando chega aqui está tudo fechado. É um absurdo isso. Só informaram que chegou uma decisão da Justiça às 7h e não ia ter mais atendimento”, reclama.

Na mesma agência, o auxiliar de topografia Alisson Aparecido Moraes também tinha a perícia agendada para às 9h. Com um problema na coluna, ele precisa passar pelo atendimento para ter o benefício liberado.

“A gente sai de casa, com problema de saúde, sem dinheiro para condução e chega aqui fechado e sem nenhuma opção de atendimento.”

‘Eu estava agendado, e inclusive tenho documento aqui impresso’

Carteiro e morador de Salvador, Antonio Marcos havia agendado perícia médica para esta segunda-feira. Ele conta que não foi avisado da suspensão do atendimento, que ele havia agendado, nem por telefone, nem por sms ou e-mail.

“Pra mim isso (a suspensão do atendimento) foi um choque )…) Eu estava agendado, e inclusive tenho documento aqui impresso. E quando chego aqui, a informação não bate”.

“A preocupação é o que vem pela frente, porque o tempo previsto é que o atendimento só vai acontecer pro mês de dezembro. E até lá eu ainda não fui atendido financeiramente pelo INSS”, afirmou.

Retomada

Nesta primeira etapa da retomada do atendimento presencial, as agências atenderão apenas segurados agendados. Para a reabertura, uma portaria publicada na sexta-feira (11) no Diário Oficial da União estabeleceu as medidas de prevenção que deverão ser adotadas.

O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h. Antes da decisão judicial em São Paulo, a estimativa era de que mais de 600 das 1,5 mil agências do país estariam funcionando nesta segunda.

“Serão priorizados nesta primeira fase serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional”, informou o Ministério da Economia, em nota. As perícias, no entanto, foram suspensas nesta segunda-feira.

Só será atendido quem agendar antes o atendimento

O objetivo da medida, segundo o INSS, é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.

Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:

a necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos;
importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; e
a obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.
Os servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários, terceirizados e colaboradores deverão usar Equipamentos de Proteção Individual para realização das suas atividades.

Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário deverá ainda orientar o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/Internet 

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Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela coordenação de conteúdos, marketing e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

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