CearáCulturaEventosNotícias

Humorista Gil Soares, o Caboré, levará espetáculo inclusivo e democrático ao interior cearense a partir desta quinta (16)

Jovens, adultos, idosos, LGBT, mulheres, pessoas com deficiência e a população da zona rural são público-alvo do show gratuito e livre de apelações

Quem nunca ouviu a famosa piada do “pavê” nos almoços e ceias em família? Ou não lembra do Joãozinho, garoto atrevido que costumava figurar as anedotas dos anos 90? Nessa mesma época, piadas com mulheres, negros e gays eram comuns e ninguém questionava sobre isso, pelo contrário, riam e as repassavam sem o menor pudor. Porém o cenário mudou. O combate ao machismo, ao racismo e à homofobia fizeram com que esse tipo de piada não arranque mais os risos de outrora. A forma de “fazer humor” também mudou. Se antes os personagens eram os protagonistas do humor, há algum tempo o stand-up, o “humor de cara limpa”, é o que domina os palcos.

De Chico Anysio, Dercy Gonçalves, Mazzaropi, Jô Soares, Tom Cavalcante, passando pelos Os Trapalhões, Casseta e Planeta, Hermes e Renato, até chegar ao CQC, Portas dos Fundos, Tá no Ar, o humor viveu grandes momentos e profundas transformações, sendo alvo até mesmo de polêmicas e reflexões sobre o limite de suas abordagens. Recentemente, o humorista Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção em regime semiaberto pelo crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) por publicar um vídeo em que, segundo a decisão do caso, ofendeu “a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe [a Maria do Rosário], alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”. A opinião popular ficou dividida.

“O humor é uma arte em constante evolução. Piadas de cinco anos atrás já não são consideradas engraçadas atualmente. Qual adulto de hoje não se divertiu pedindo para o amigo repetir várias vezes e rapidamente três palavras que resultavam numa frase engraçada? Hoje, as crianças não se divertem mais assim. E, dessa forma, o humor precisa ir evoluindo, junto com a realidade, com os valores, rotinas e bandeiras em que está inserido. É aquela história: se alguém se sente incomodado com uma piada, ela não vale mais. Parafraseando Chico Anysio, com o qual concordo plenamente: o melhor estilo de humor é o que faz rir”, reflete o humorista cearense Gil Soares, o “Caboré”, que no novo show apresenta-se também na versão stand-up e busca uma forma democrática e inclusiva de humor.

Em “As Caras do Cabra”, Gil satiriza algumas situações do cotidiano, e apresenta seus personagens com o requinte de um mestre de cerimônia. A transformação e/ou transição de tais personagens são feitas em palco e com interação da plateia. Assim, o público tem a oportunidade de se deleitar com um show de piadas, músicas, danças e trejeitos. O novo projeto do humorista, por meio de apoio do Governo do Estado do Ceará, através do XI Edital de Incentivo às Artes – Humor, torna esse espetáculo itinerante e levará para municípios cearenses com pouco acesso a esse tipo de arte, shows gratuitos e abertos à população.

Quatro cidades serranas do Ceará serão contempladas ao longo do mês de maio e início de junho: Viçosa do Ceará (16 de maio), Meruoca (17, 18 e 19 de maio), Baturité (31 de maio) e Pacoti (1 e 2 de junho). Além delas, Fortaleza já recebeu dois shows gratuitos, também abertos à comunidade. Ao todo, serão 11 apresentações, favorecendo um público estimado de 4 mil pessoas.

O humorista garante que conseguirá arrancar boas gargalhadas do público com artifícios que constituem um humor acessível e livre de apelação. “O bacana desse projeto é que pretendemos fomentar a cultura do humor cearense com recursos que não passam pela apelação ou conteúdos pornográficos, mas sim, pela utilização de piadas conectadas com os assuntos do momento, “tiradas”, anedotas e expressões populares. Esse é um dos motivos que faz com que o nosso público-alvo seja bastante amplo: são adolescentes (12-18 anos), adultos, idosos, jovens (15-29 anos), LGBT, mulheres, pessoas com deficiência e a população da zona rural”, destaca Gil.

“As Caras do Cabra” foi concebido a partir de experimentos, pesquisas e observações do cotidiano que Gil Soares vem fazendo ao longo de mais de 20 anos de sua empreitada cultural. Apresentando-se de cara limpa (estilo stand up comedy), e sem deixar de lado seus personagens, o humorista transita pelo universo cômico de vários tipos no seu espetáculo, renovado e atualizado. Dessa forma, antenado com as tendências e sem perder o foco, o artista mostra que é o “Cabra” e apresenta suas “Caras” e facetas no show que leva a molecagem cearense em sua essência.

Na tarde de ontem, o humorista Gil Soares esteve no programa Prosa Cultural, da rádio Siará News. Confira na nossa página no YouTube ou no Facebook o bate-papo do artista com a apresentadora Wilma Farias.

 

ESPETÁCULO “AS CARAS DO CABRA”

FICHA TÉCNICA

Texto/Direção: Gil Soares

Produção: Caboré Produções

Produção executiva: Carlos Araújo

Sonoplastia: Daniel Soares

Contra-Regra: Daniel Soares

Adereços: Cristiano Castro

Figurino: Mariana Carneiro

Fotografia: Márcia Melo

Projeto Gráfico: Jonny Santos

Serviço:

Show de Humor “As Caras do Cabra”

Datas, locais e horários:

VIÇOSA

– 16 de maio – Teatro Municipal de Viçosa – às 17h30

– 16 de maio – na Praça de Eventos da Igreja do Céu – às 20h30

MERUOCA

– 17 de maio – Clube do Distrito de Anil – às 19h30

– 18 de maio – Auditório do Centro de Feiras e Eventos – às 20h30

– 19 de maio – Casa da Juventude do Distrito de São Francisco – às 19h30

BATURITÉ

– 31 de Maio – Local: IFCE Baturité – Av. Ouvidor Vitóriano Soares Barbosa, 160 – às 15h30

– 31 de Maio – Local: Balneário Itamaracá Clube de Baturité – Rua Del. de Pol, R. Srg. Sebastião, 400 – às 19h30

PACOTI

– 01 de Junho – Pátio Público Restaurante do Mineiro – às 21h

– 02 de Junho – Praça da Feira Livre de Pacoti – às 9h

Entrada gratuita

Tags
Exibir Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
1
Participe Ao vivo
Powered by
Abrir Rádio
Fechar
Fechar