InovaçãoMundo DigitalNovas Tecnologias

Huawei volta ao Brasil em maio; marca chinesa promete smartphones premium

A empresa pretende voltar ao mercado com a intenção de ganhar espaço no mercado mundial de smartphones
Após pouco mais de seis anos de sua entrada no país pela primeira vez, a chinesa Huawei, que é a segunda maior fabricantes de smartphone do mundo, retorna ao Brasil com uma nova aposta: os celulares considerados Premium. A empresa já tentou ganhar o mercado em 2013 importando aparelhos de entrada e intermediários, porém, perdeu espaço por conta da alta do dólar e da falta de conhecimento dos consumidores.

O retorno acontece em maio e a empresa, em um primeiro momento, vai importar seus aparelhos. Contudo, a ideia é que, até o final de 2019, possa fabricar os aparelhos em território nacional. Sua nova estratégia é focada em trazer o que há de melhor no conceito de smartphones para o mercado local. A Huawei já surpreendeu durante a Mobile World Congress (MWC), quando anunciou seu aparelho dobrável e com 5G, o Mate X.

A entrada da fabricante chinesa no mercado brasileiro é uma das grandes apostas para aumentar sua participação no mercado global em 2019. No ano de 2014, 5,5% do mercado de venda de smartphones pertencia a Huawei; em 2018, esse número cresceu para 13%, segundo dados da consultoria Gartner.

Dificuldades que a Huawei pode encontrar no Brasil
Ao investir nos aparelhos com acabamento Premium, a chinesa pretende conseguir margem de lucros para, no futuro, trazer aparelhos intermediários e de entrada para o consumidor brasileiros. Contudo, os problemas a serem enfrentados pela Huawei para se estabelecer no país são grandes. Talvez o maior deles esteja na estratégia de como fazer a marca ser conhecida, já que, segundo pesquisa realizada pela consultaria IDC Brasil, menos de 1% dos consumidores conhece a marca.

Apoio das operadoras brasileiras a empresa já tem, pois fornece infraestrutura de tecnologia de rede móvel há, pelo menos, duas décadas. Porém, ganhar espaço em um mercado no qual Samsung e Motorola são extremamente populares, pode levar mais tempo do que os executivos da Huawei imaginam, mas a ideia de investir em aparelhos Premium parece acertada.

Renato Meirelles, analista do IDC, define a estratégia da empresa como acertada, já que hoje, o consumidor não está mais comprando seu primeiro aparelho, mas sim, trocando por um modelo mais caro. Para ele, o “mercado precisa de novos competidores, mas quem quiser entrar precisará de marca forte e boas especificações”, isso parece ser exatamente o que a Huawei está buscando no Brasil.

Fonte: Estadão
Foto: Reprodução

 

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia, moda, e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela execução e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção dos programas Siará Digital e #SEXTOU.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
1
Participe Ao vivo
Powered by
Abrir Rádio
Fechar
Fechar