CuidadosDicas

Higienização dos elevadores exige cuidados para evitar danos aos equipamentos e até incêndios

Produtos químicos inadequados trazem riscos e associação do setor dá dicas para a prevenção na pandemia da Covid-19

Com a pandemia da Covid-19 a limpeza dos elevadores nos condomínios passou a se tornar mais frequente e reforçada. Por ser um espaço fechado e de alta frequência, esses equipamentos merecem atenção na higienização para evitar possíveis riscos de contaminação. Por isso, a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) alerta aos usuários de elevadores, aos síndicos e administradores de condomínios: é preciso cuidado na limpeza desses equipamentos.

Nenhum produto químico deve ser utilizado diretamente sobre peças e componentes do elevador. Aplicar spray com produtos para limpeza diretamente sobre as botoeiras dos elevadores pode provocar acidentes. Esses produtos contém elementos inflamáveis, que penetram diretamente pelas frestas danificando o equipamento. Com o uso e apicação contínuas podem ocasionar curto-circuito e até incêndio.

“O alerta é importante porque para cumprir o dever de limpar e higienizar os elevadores  durante a pandemia, os condomínios podem provocar acidentes, mesmo sem ter a intenção”, afirma Marcelo Braga, presidente da Abeel e do Sindicato dos Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp).

Sujeiras podem ser removidas com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico, o mais recomendado, ressalta Braga. Não é necessário utilizar mangueira com água corrente, o que pode acumular água no poço do elevador e danificar os componentes do elevador. Também não se deve utilizar produtos químicos agressivos (ácidos, água sanitária, removedores de tinta etc.) ou abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas etc.).

Outra solução ideal é muito simples e acessível, de acordo com o presidente da Abeel.  São as capas protetoras para botoeiras, que encobrem os botões e componentes eletrônicos do elevador, facilmente encontradas no mercado. Esses acessórios são retiráveis e laváveis, protegem o usuário e permitem a higienização dos botões, sem riscos.

Foto: Deposit Photos/Divulgação

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar