A cidade localizada no maciço de Baturité, comemora seus 62 anos de emancipação política no dia 22 de setembro, e em comemoração a prefeitura de Guaramiranga criou uma programação especial ao longo deste mês.

Entre as atividades promovidas, tiveram  passeios ciclísticos, a 15° moto Romaria que reuniu fieis de Guaramiranga a Canindé, e um desfile cívico. Os festejos se encerrarão neste sábado (21), com shows do Forró Real e Júnior Vianna  no estádio municipal Jean Bardawil.

Para garantir o acesso a festa de comemoração, é preciso doar 1kg de alimento na prefeitura ou no estádio municipal no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados às famílias do município em situação de vulnerabilidade social.

História de Guaramiranga

A chegada do Homem Branco nas terras onde se localiza Guaramiranga ocorreu no final dos anos 1700 com a instalação do Sítio Macapá pelo Capitão João Rodrigues de Freitas. Naquela época as terras do alto da serra eram pouco valorizadas devido às dificuldades do acesso e a constante presença de índios.

As grandes secas do final do século (1711/78 e 1790/93) destruíram os rebanhos do sertão e forçaram a migração dos seus habitantes para a serra, em busca de refúgio e água.

A introdução da cultura do café nos sítios Munguaípe e Bagaço, por volta de 1824, consolidaram o processo de ocupação com a chegada de fazendeiros abastados oriundos dos sertões de Quixadá e Canindé. Eram as famílias Holanda, Linhares, Caracas e Queiroz cujos descendentes ainda hoje são proprietários de terras na região.

O sítio Conceição foi adquirido por Vitoriano Vieira, me mandou erguer uma pequena capela. A partir daí desenvolveu-se o povoado de conceição da serra que se tornou sede da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição em 1873.

Poucos anos depois, em 1890, o povoado foi emancipado e elevado à categoria de Vila com o nome de Guaramiranga. Na Década seguinte foi reincorporado a Baturité.

Outra emancipação ocorreu nos idos de 1921, perdurando até a revolução de 30 que extinguiu todos os municípios do alto da serra. Guaramiranga teve sua emancipação política definitiva conquistada em 1957.

Foto: Reprodução