EducaçãoInovaçãoNovas Tecnologias

Grupo de estudantes da UFC realiza testes de lançamentos de mini foguetes

O grupo de extensão da UFC estão trabalhando para desenvolver lançamentos de mini foguetes no interior do estado

O Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAE) da Universidade Federal do Ceará, realiza mais uma vez, testes para o lançamento de mini foguetes no interior do estado, com o intuito de avançar nos estudos das tecnologias aeroespaciais.

Esta semana foi dado mais um passo nos experimentos de foguetes no Ceará, com o mini foguete Thunder, cujo objetivo era avaliar os sistemas de propulsão, recuperação e a trajetória para poder dar procedimento a outro projeto maior e mais avançado que foi batizado de Hermes, esse foguete foi desenvolvido com a equipe de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE).

“A primeira preocupação é com o voo do foguete. Ele vai sair do chão, atingir certa altura e depois retorna. Precisamos garantir que, em nenhum momento, ele possa causar danos materiais ou às pessoas. Por isso, procuramos um local afastado e isolado”, explica Wehmann, professor da UFC e responsável pelo projeto.

Os estudantes de Engenharia Mecânica, sobre supervisão do professor Claus Wehmann da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão atuando nesse estudo deste 2016, com objetivo de expandir e estimular a ciência aeroespacial no estado e avançar nos estudos tecnológicos.

Economia

O grupo também visa o mercado, especificamente o mercado espacial e, tem parceria com a Meteora, empresa parceira no projeto.

“Neste sentido, há cooperação com a Meteora. Buscamos encontrar o caminho para demonstrar que o investimento, público ou privado, no desenvolvimento da área espacial, pode ser lucrativo e representar um avanço na economia”, observa Wehmann. 

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Edinaele Sousa

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar