Foto: Divulgação

Diante dos desafios que surgem no mundo dos negócios e necessidade de profissionais aptos a lidar com adversidades, a EXP Consultoria promove entre os dias 18 e 19 de agosto o Seminário Jovem Consultor, que tem como objetivo desenvolver competências, conhecimentos e oportunidades para preparar jovens para esse mercado de trabalho. A ação tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará e conta com o apoio da Associação Brasileira de Consultores (ABCO).

A palavra “consultoria”, quando dita de forma solta, pode levar aos desavisados a imagem de formalidade, palavras rebuscadas ou, na pior das hipóteses, um discurso vago direcionado àqueles em momentos de crise. Entretanto, a consultoria ganha cada vez mais espaço nos ambientes corporativos e vem tornando-se um vasto campo de trabalho para jovens capacitados e com visão estratégica apurada. “Durante a pandemia, em um cenário extremamente desafiador, a consultoria e a gestão de projetos ganharam ainda mais espaço. Os empresários estavam diante de um novo e desafiador cenário e precisavam de planejamento e gestão assertivas para vencer os obstáculos que a pandemia trouxe. Vimos de perto modelos de gestão pública e privada considerados ‘inabaláveis’ sendo postos em xeque. Foi um momento crucial para rever estratégias, projetos e negócios”, esclarece Karlo Medeiros, sócio da EXP Consultoria.

Formando jovens consultores

Os inscritos participarão do seminário totalmente online e transmitido pelo YouTube, com um público estimado de 2.000 espectadores. Nessa primeira etapa, não há limite de vagas. Em seguida, serão destinadas 150 vagas para o curso de formação, divididos em Gestão e Planejamento, com 96 horas/aula para 150 participantes, em plataforma EAD.

As duas últimas etapas consistem em grupos de estudos e benefícios da Associação Brasileira de Consultores (ABCO). Assim, dos 150 jovens, serão selecionados 60 participantes, que terão acesso aos grupos de estudo e cafés com consultores da ABCO. Por fim, um seleto grupo de seis jovens futuros consultores serão pleiteados com bolsas de estágio virtual remunerado e mentoria especializada com consultores de longa experiência no mercado. Além disso, participarão de projetos reais e orientação individual e coletiva. Para a seletiva, serão considerados assiduidade nos eventos, participação, proatividade e interesse em aprender sobre o universo da consultoria. Todo o processo de seleção e formação ocorre de forma totalmente online, exceção para atividades pontuais do estágio.

Para a jovem Isabella, de apenas 20 anos, que trabalha como consultora há quatro meses na EXP Consultoria, o momento foi de grande desafio e aprendizado. “O quarto ano da faculdade sempre é um período com muitas possibilidades e poucas certezas, vivê-lo sobre a pandemia em que todas as relações foram transformadas, torna esse momento ainda mais desafiador. Diante disso, acreditei que também era um momento de fazer passos mais ousados e, foi quando, prestei o processo seletivo na EXP Consultoria. O momento foi de um enorme crescimento pessoal e sou muito feliz em fazer parte desse time tão aberto ao diálogo”

Programação

Nos dias 18 e 19 de agosto os jovens selecionados participarão de diversas palestras e painéis específicos para o universo da consultoria, totalizando dez encontros. Confira:

Dia 1
1. Palestra “Liderança para resultados”;
2. Palestra “Empresas Juniores: Incentivo à formação de empreendedores”;
3. Palestra “Oportunidades para jovens consultores”;
4. Palestra “Gestão, Inovação e Empreendedorismo”;
5. Palestra “Agenda 2030 – ODS na Prática para geração de emprego e renda”.

Dia 2
6. PAINEL “Práticas exitosas do Governo do Estado do Ceará na geração de emprego e renda”;
7. Entrevista com Especialista em Consultoria;
8. Palestra “Construindo o futuro”;
9. Palestra “Panorama da Consultoria no Brasil”;
10. Encerramento do Seminário e início de uma nova jornada.

Cursos de formação para jovens consultores

Feita a triagem, os 150 jovens selecionados participaram de cinco cursos totalizando 96 horas de formação. São eles: Curso Técnico em Planejamento estratégico; Curso Técnico de Ferramentas Digitais; Curso Gestão de Processos; Curso Gestão para Resultados; e Curso Liderança para Resultados.

Estágio virtual e mentoria para jovens consultores

Os seis participantes que chegarem até a última etapa do Seminário Jovem Consultor participarão do Programa estágio virtual da EXP Consultoria. Além disso, contarão com mentoria individual e em grupo. Parte dessas vagas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo ou candidatos com deficiência, independentemente da renda familiar. Além disso, os candidatos oriundos da rede pública de ensino terão prioridade na seleção.

A carga horária diária do curso será de 4 horas, para não prejudicar o tempo de estudo. O valor da bolsa é de 500,00, com duração de 6 meses, podendo ser ampliada ou ser até mesmo ser convertida em contratação efetiva.

Serviço
Seminário Jovem Consultor
Inscrições no site jovemconsultor.online
Período: 23 de julho a 17 de agosto
Duração: 3 meses
Formação online
Gratuito

Participe também das nossas redes sociais:
instagram: https://bit.ly/jovemconsultor-insta
Linkedin Page: https://bit.ly/jovemconsultor-linkedin
Canal no Telegram: t.me/jovemconsultor

Se quiser interagir com outros participantes, acesse nossos grupos:
Grupo no WhatsApp: https://bit.ly/jovemconsultor-whatsapp
Grupo no Linkedin: https://bit.ly/jovemconsultor-linkedin-grupo
Grupo no Telegram: t.me/jovemconsultor.online