A epidemia do novo coronavírus está “controlada” na Turquia, mas a partir de agora será necessário se habituar a uma “vida social sob controle” com medidas para evitar um novo surto de infecções, declarou o ministro da Saúde nesta quarta-feira (6).

“A epidemia está sob controle (…) mas a ameaça continua existindo”, declarou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, em coletiva de imprensa em Ancara.

Koca acrescentou que estão entrando em uma “segunda fase” do combate à epidemia, com uma suavização das medidas adotadas há três meses para conter o vírus, o que significa a “volta à normalidade” embora enfatize que a vida social permanecerá “sob controle”.

Os centros comerciais poderão reabrir a partir de segunda-feira, mas os restaurantes e cafés localizados nestes centros permanecerão fechados, afirmou o ministro.

Salões de beleza também poderão reabrir a partir de segunda-feira, mas os clientes poderão comparecer somente com hora marcada.

Nas próximas semanas, será mantido o confinamento total durante o final de semana nas 30 províncias mais populosas, entre elas Istambul e Ancara.

A Turquia, sétimo país mais afetado pela pandemia de coronavírus, registrou mais de 131.000 casos e cerca de 3.600 mortes, segundo o último balanço publicado nesta quarta-feira. Desde 26 de abril, o número diário de mortos é menor do que 100.

Foto: Pixabay