InovaçãoMundo DigitalNovas Tecnologias

Google admite ouvir gravações captadas por assistente virtual

Empresa alega que áudios são usados para melhorar a compreensão de línguas e sotaques

Google admitiu na quinta-feira que seus funcionários tiveram acesso a gravações realizadas por seu assistente virtual, após revelações do canal público belga VRT .

A companhia explica, em comunicado, que especialistas em linguagem escutam as gravações captadas pelo Google Assistente para melhorar a compreensão de diferentes idiomas e sotaques.

A emissora VRT informou que ouviu mais de mil gravações procedentes de aparelhos na Bélgica e Holanda, 153 delas registradas de modo acidental.

Os áudios incluem usuários que falam da vida amorosa, de seus filhos ou que mencionam informações pessoais, como endereços.

O Google informou que suas equipes estão investigando o vazamento dos áudios por parte de um funcionário que “não respeitou a política de segurança de dados” da empresa.

“Procedemos uma análise completa de nossos dispositivos de segurança para evitar que volte a acontecer”, prometeu a empresa.

A companhia tenta minimizar o caso, informando que os funcionários têm acesso a apenas 0,2% das gravações e que estas “não estão associadas às contas dos usuários”.

Normalmente, o Assistente Google é ativado quando o usuário solicita, apertando um botão ou quando fala “OK Google” ou “Hey Google”. Entretanto, como todos os usuários sabem, não é raro que o assistente seja ativado por engano, ao confundir o som ambiente.

Os usuários do Google Assistente podem conferir o histórico de gravações de áudio mantidas pelo aplicativo no controle de atividades .

Fonte: OGLOBO
Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Thaynara Pinheiro

Designer de Moda, trabalha com produção de conteúdo, fotografia, moda, e tem um pé no design gráfico. Sempre disposta a ajudar e a fazer de tudo para os jobs saírem perfeitos. Responsável pela execução e criação de projetos do Portal Siará News e pela produção do programa Siará Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar