Fundação Raimundo Fagner - Foto: Reprodução

Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) prepara um calendário especial para o dia 13 de outubro, quarta-feira, dia do aniversário de 72 anos do artista cearense que dá nome à instituição. Atividade com o escritor Ricardo Magalhães, na sede da fundação, aula show em escola pública e apresentação remota do espetáculo Fagner In Concert fazem parte das ações de comemoração.

A partir de 9h, acontece a manhã de autógrafos com o escritor Ricardo Magalhães, do programa Pensamentos Mágicos, na sede da FRFagner Fortaleza. O escritor tem mais de 27 títulos publicados. A obra de Ricardo tem o objetivo produzir mecanismos educativos através da literatura, música e arte que envolva a criança, seus pais e educadores na edificação de uma sociedade melhor, missão alinhada com a instituição.

Em seguida, às 14h, será realizada a Aula Show: o importante papel da música na educação e a construção do espetáculo virtual “Fagner In Concert”, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Clara, no Eusébio. Alunos do 5° ano, de 10 anos, participam deste momento. Para finalizar o dia de atividades, às 19h, o espetáculo Fagner In Concert será apresentado no canal do Youtube da Fundação.

A Orquestra da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) é formada por crianças e jovens da instituição de Orós. O recital tem direção do maestro Nonato Vieira e conta com músicas nos estilos chorinho, polca, maxixe e samba canção, numa rica expressão de musicalidade marcada pela efervescência e euforia característica própria desse estilo e de um Brasil do século XIX. No repertório do espetáculo “Fagner In Concert”, canções de grandes compositores como Joaquim Callado, considerado o “Pai do choro”, e Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, que em suas obras romperam preconceitos da época ao inserir ritmos de matriz africana, como o maxixe, no choro.

Composto por 45 integrantes, entre canto coral, flautas doces, percussão e violões, o recital da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner de Orós é resultado das oficinas artísticas do projeto @aprendendocomarte. O projeto que atende ao todo cerca de 400 crianças e adolescentes de Fortaleza e Orós foi aprovado pelo Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

FRFAGNER

Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.

As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, como Música, Literatura, Informática, Teatro, História da Arte, Criação e Arte, Expressão Corporal, Ecoarte e Leitura e Escrita.

Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).

SERVIÇO

Manhã de autógrafos com o escritor Ricardo Magalhães, do Programa Pensamentos Mágicos, na sede da FRFagner Fortaleza, às 9h; Aula show: o importante papel da música na educação e a construção do espetáculo virtual “Fagner In Concert”, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Clara, no Eusébio, às 14h; Apresentação do espetáculo Fagner In Concert, às 19h, no Canal da Fundação Raimundo Fagner no Youtube. Site: www.frfagner.org.br. Redes sociais: @frfagner. Informações: (85) 3274-3726. Gratuito.