EmpreendedorismoGeral

Fortaleza está entre as 10 cidades com maior número de startups do Brasil

Ceará segue na 3ª posição no mercado nordestino, com 16,6% das startups ativas.

Um novo levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABstartups) coloca Fortaleza como a 10ª cidade com maior número de startups no Brasil. Atualmente, apenas na capital, são 163 startups registradas. Entre os segmentos que mais se destacam estão os de educação, saúde e bem-estar e finanças.

A liderança do ranking continua com a cidade de São Paulo, que abriga 2.649 startups, número três vezes maior do que a segunda colocada, o Rio de Janeiro, que conta com 701, e quatro vezes maior que a terceira colocada, Belo Horizonte, que atualmente tem 601 empresas registradas.

Na região nordeste, o Ceará segue na terceira posição com 183 startups, atrás da Bahia, com 254, e Pernambuco, com 214.

Além de trazer o ranking das cidades com maior número de startups, o mapeamento aponta que o Brasil conta atualmente com 12.834 startups. Em 2019, de acordo com a StartupBase, o número de startups espalhadas pelo país era de 12.823. Entre os modelos de negócio mais utilizados pelas empresas estão o de Software as a Service (SaaS), com 35,01% do total, e o de Marketplace com 19,7%.

Com relação ao tempo de atuação no mercado, 11% das startups ultrapassam seis anos de atividade. Apenas 2% têm menos de um ano.

Para o CEO da startup cearense de contabilidade digital para médicos “Conta Médica”, José Castelo Neto, o mercado em Fortaleza continuará aquecido, principalmente pelas iniciativas de diferentes frentes que atuam em conjunto para desenvolver o ambiente local de inovação. “Os números do levantamento da ABstartups mostram que há um amadurecimento importante no setor, principalmente em cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Governos, empresas públicas e privadas e universidades despertaram para a importância de estarem próximas ao ecossistema de inovação, responsável por gerar um impacto positivo na economia e reter empregos bastante qualificados”.

Os dados do levantamento são atualizados em tempo real e podem ser acessados no portal da StartupBase, braço de pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABstartups).

Sobre a “Conta Médica”

A Conta Médica é uma startup cearense com sede em Fortaleza, fundada em 2018, que oferece soluções inteligentes de contabilidade digital e controle financeiro para médicos. As soluções da empresa estão fundamentadas em três pilares: comodidade, transparência e segurança. Atualmente a Conta Médica conta com mais de 200 clientes e uma movimentação financeira que ultrapassa os R$ 10 milhões.

Tags
Exibir Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar