(Foto: Fabio Cunha)

O Carnaval, um dos períodos mais aguardados por toda a população brasileira, foi cancelado no Ceará e em diversos outros estados do País em virtude da pandemia da Covid-19. Como aglomerações são a principal forma de contágio da doença, evitar compartilhar espaços com outras pessoas é a recomendação de entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Na última quarta-feira (10), o governador Camilo Santana anunciou uma série de ações para auxiliar no controle da Covid-19. Entre os dias 12 e 17 de janeiro, haverá controle da entrada e saída de veículos de Fortaleza. Para além dessas decisões, outros fatores também corroboram para que a população permaneça em casa durante o período de Carnaval. 

Por isso, não deixar o Carnaval passar em branco é o principal objetivo de artistas e blocos carnavalescos neste ano. Com o espaço da internet criou uma grande possibilidade de continuidade do evento, mesmo à distância. 

Com isso preparamos uma programação de lives e shows para aproveitar o Carnaval em casa:

  • Preta Gil e mais no e-Carnaval

Nesta sexta-feira (12), a partir das 18 horas, grandes artistas da música brasileira se apresentarão no “e-Carnaval SulAmérica”. O evento será marcado pela diversidade de estilos e sons com a presença de Preta Gil, Péricles, Bell Marques e Jota Quest. Diretamente do Morro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), Preta Gil mostrará seu repertório de Carnaval e também será a mestre de cerimônia. Cada artista se apresentará diretamente de seu estado. 

Quando: nesta sexta-feira (12), a partir das 18 horas

Onde: no canal da SulAmérica no YouTube e nos canais 500 e Like da Claro TV

  • Daniela Mercury

Daniela Mercury é outro nome que não podia faltar na programação on-line deste ano. A cantora promove o “Carnaval Virtual da Rainha” nesta sexta-feira (12), a partir das 20h30min, em seu canal do Youtube.

O evento é uma maneira de celebrar o circuito carnavalesco mesmo à distância. Recentemente, ela lançou uma música em parceria com Gal Costa que traduz os sentimentos vividos durante a pandemia: “Quando o Carnaval chegar/ Vou saber que a vida está/ Em meu corpo/ Vou sair de mim em alvoroço/ Vou sentir o ar bater no meu rosto/ Quando o Carnaval chegar/ Vou sair de mim pra dançar/ Vou sair de mim pra cantar/ Vou invadir a avenida”.

Quando: nesta sexta-feira (12), a partir das 20h30min.

Onde: no canal de Daniela Mercury no YouTube. 

  • Live de Bethânia

A cantora Maria Bethânia fará neste sábado (13), sua primeira live desde que a pandemia se iniciou no País. O show ocorrerá na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, sem a presença de plateia e sem convidados. A data marca seus 56 anos de carreira e a apresentação será transmitida pela plataforma de streaming Globoplay. Bethânia subirá ao palco a partir das 22 horas e o sinal será aberto para não assinantes.

Quando: neste sábado (13), às 22 horas.

Onde: na plataforma Globoplay.

  • Ivete e Claudia Leitte

No canal Multishow, será transmitida a live “O Trio”, protagonizada pelas cantoras baianas Ivete Sangalo e Claudia Leitte. O nome da exibição foi inspirado em um conceito intimista, unindo Ivete, Claudia e o público para a apresentação. Além disso, faz referência ao famoso trio elétrico. O repertório da live está sendo pensado para preservar a memória do Carnaval e também para trazer os grandes hits das carreiras das artistas. Elas se apresentarão neste sábado (13), a partir de 17h30min.

Quando: neste sábado (13), a partir de 17h30min

Onde: no canal Multishow

  • Viva La Pachanga Dendicasa!

O projeto “Viva la Pachanga” tem o objetivo de retratar a cultura e musicalidade afro-latinas, permeando o resultado de várias fusões culturais entre índios, africanos e europeus pela América Latina. A festa atravessa segmentos musicais como salsa, cumbia, rumba, lambada, carimbó e reggaeton. Neste Carnaval, em parceria com o Porto Dragão, ocorrerá o “Viva La Pachanga edição Dendicasa!”. No sábado (13), a partir das 16h30min, os DJs Priscilla Delgado e Canuto Lion comandam a edição com a presença dos bailarinos Izabel Sousa e Diógenes Almeida. A transmissão ocorrerá no canal do Porto Dragão no YouTube.

Quando: neste sábado (13), a partir das 16h30min

Onde: no canal do Porto Dragão no YouTube

Mais informações: Instagram @vivalapachangace

  • Folia para crianças

Neste sábado (13), a partir das 14 horas, o bloco carnavalesco Berço Elétrico promoverá uma festa virtual em celebração à data festiva. O bloco para famílias com crianças pequenas tocará ao vivo marchinhas tradicionais, axé music, hits infantis das décadas de 1980 e 1990. Durante a live, será possível fazer doações aos projetos assistenciais da Lar Amor, Luz e Esperança da Criança (Lalec), entidade sem fins lucrativos que acolhe crianças e bebês em situação de vulnerabilidade em São Paulo. No site do Berço Elétrico, os espectadores também poderão baixar moldes para máscaras e sugestões de adereços para confecção de fantasias próprias. A live será transmitida no canal do bloco no YouTube.

Quando: neste sábado, 13, às 14 horas

Onde: YouTube Berço Elétrico

Site para doações: www.bercoeletrico.com.br

  • Bell Marques em “Meu Carnaval”

O cantor e compositor baiano Bell Marques entra na programação de lives do período carnavalesco com a transmissão “Meu Carnaval”. O ex-Chiclete com Banana se apresentará neste domingo (14), a partir das 16 horas, horário em que Bell tradicionalmente puxa o trajeto do Farol da Barra a Ondina à frente do Bloco Camaleão. A live ocorrerá no canal de Bell Marques no YouTube. Na ocasião, o cantor também apresentará uma nova música.

Quando: neste domingo (14), às 16 horas

Onde: no canal de Bell Marques no YouTube

  • Festival Rec-Beat

A edição de 2021 do festival de música Rec-Beat será realizada de forma digital neste domingo (14). Entre os artistas que participarão do evento, estão o cearense Getúlio Abelha, a cantora Céu, a banda O Terno e o bloco afro Ilú Oba De Min. Os shows foram gravados em locais icônicos de Recife (PE) e São Paulo (SP), entre eles espaços que dialogam com a experiência carnavalesca das duas cidades, como o Largo do Paissandu, em São Paulo, e o Cais da Alfândega, no Recife Antigo, onde tradicionalmente acontece o festival.

Quando: neste domingo (14), a partir das 15 horas

Onde: YouTube Festival Rec-Beat

Mais informações: Instagram @recbeatfestival

  • Music Box Brasil

O canal de TV por assinatura Music Box Brasil preparou uma programação musical voltada para o público que vai ficar em casa durante os dias de Carnaval. Com shows, clipes e convidados especiais comandando a festa que vai do rock ao samba. O especial vai ao ar entre os dias 12 e 16 de fevereiro, das 20h30min à meia-noite, e em horários alternativos. Entre os destaques da programação, na sexta-feira (12), Digão, vocalista e guitarrista da banda Raimundos, conta histórias da gravação do show “Roda Viva”, que completa 10 anos em 2021. E no sábado, Leandro Lehart (Art Popular) prestará uma homenagem ao mestre Ubirany, membro do Fundo de Quintal falecido em 2020 vítima do Covid-19.

Quando: de 12 e 16 de fevereiro, das 20h30min à meia-noite

Onde: Canal Music Box Brasil

  • Samba e Carnaval

A cantora pernambucana Carla Rio realiza uma live especial de Carnaval neste domingo (14), às 18 horas. No repertório, ela presta homenagem a lendas como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Ivone Lara, além de relembrar clássicos do samba enredo. Ela faz também uma seleção de frevos históricos de sua terra e apresenta o single “Samba arretado”, que ela lançou recentemente com participação de Dudu Nobre.

Quando: domingo (14), às 18 horas

Onde: Instagram @carlariooficial