ComportamentoCulturaEventos

Festival TIC tem programação virtual no Dia das Crianças

“Livres para celebrar” é o tema da 10ª edição do TIC, que tem lançamento no dia 12 de outubro e acontece de 16 de novembro a 06 de dezembro de 2020.

Já é regra. Todo mês de outubro tem TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Tem sido assim durante 9 edições já realizadas. Mês das crianças é também o mês do TIC, com espetáculos de qualidade em Fortaleza e outras cidades do Estado. Em 2020 não podia ser diferente, mas também não pode ser como sempre foi, em virtude da pandemia de Covid-19, que tornou necessário manter o isolamento social.

“Livres para celebrar” é o tema da 10ª edição, que terá grande parte da programação entre os dias 16 de novembro e 06 de dezembro, toda virtual. Mas para não abrir mão de comemorar o aniversário de 10 anos do TIC na semana da criança, no dia 12 de outubro haverá uma live, às 17 horas, com várias apresentações e aulas de confecção de brinquedos reciclados para crianças e de escultura de balão, marcando o lançamento desta edição.

LIVE DE LANÇAMENTO

Na live do dia 12 de outubro o diretor do festival, Emídio Sanderson, apresentará a programação que marcará o TIC entre os dias 16 de novembro e 06 de dezembro, com seminário, adaptações de espetáculos teatrais para versões virtuais e sessões virtuais para estudantes de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, com interação ao vivo pela web dos personagens com os alunos. Será uma edição onde artistas e público viverão um clima de festa onde a criança é a protagonista, reafirmando os objetivos do festival.

E tem espetáculos na live! Artistas que fazem parte da história do TIC são atrações no dia 12 de outubro. Quem abre é o Palhaço Tomate, da Argentina, com três números e uma aula de escultura de balões. Em seguida, o festival apresenta “Ester”, com a artista pernambucana Odilia Nunes. Depois é a vez de contação de história com o pernambucano Luciano Pontes da Cia Meias Palavras. E para encerrar, exibição do show “Doidice que Dá”, com a cantora e atriz Natasha Faria. Emídio Sanderson estará ao vivo na live, anunciando cada apresentação, previamente gravada, e dando detalhes de como será toda a 10ª edição do TIC.

10 ANOS DE TIC

O tema da edição anterior, “Viva essa experiência”, que visava estimular os sentidos do público infantil e adulto, bem que poderia ser aplicado à edição de 2020, reinventada, estimulando novas experiências no ambiente 100% virtual. Mas são 10 anos e o tema não poderia ser outro além de “Livres para celebrar”, festejando as conquistas e o legado que TIC tem gerado à cultura infância do Ceará, que vão além dos palcos, registrando desdobramentos em diferentes frentes, inclusive no campo da política e gestão cultural e nas transformações de realidades de crianças que vão a primeira vez ao teatro.

O TIC teve papel fundamental na criação do Plano Cultura Infância do Ceará e do Edital em 2016. Em nove edições realizadas o festival alcançou um púbico de quase 170 mil pessoas, em 346 sessões de espetáculos realizadas, boa parte delas exclusivas para escolas, recebendo 46 mil alunos. Nos palcos, foram 126 atrações de vários estados do Brasil e de mais 10 países. No TIC aconteceram 13 estreias de espetáculos. E nos bastidores do festival, foram gerados cerca de 100 empregos direto por cada edição.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 10º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Tem o patrocínio da Nufarm, Nerorubber, Sugar Shoes, Coopershoes e Votorantim. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)/ Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Instituto Dragão do Mar/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Promoção: D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO

10º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Lançamento no dia 12 de outubro de 2020, com live às 17 horas no canal da Invento no Youtube: www.youtube.com/InventoProducoesCulturais. Mais informações: www.festivaltic.com.br.

Tags
Exibir Mais

Edinaele Sousa

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar