Empreendedorismo

Fecomércio lança Hub de Inovação para o comércio de produtos, serviços e turismo

A recém-inaugurada escola avançada de educação profissional do Ceará, o Senac Reference, deve se tornar também um núcleo de inovação para o comércio. O Inovacom, Hub de Inovação do Comércio, é apoiado pela Fecomércio Ceará com o objetivo de atrair empresários, lideranças estratégicas no setor e formar um ambiente de estímulo à modernização dos serviços e das empresas cearenses.

O Inovacom deve promover encontros entre lideranças locais e consultores em palestras sobre Economia Criativa, Design, Coworks, Cidades Inteligentes, Financiamento de Startups, Profissões do Futuro e Mercado de Trabalho. O primeiro deles aconteceu agora em Novembro com a palestra “Transformando Inovação em Resultados”, de Gustavo Zevallos, CEO no Brasil da IXL Center, uma das maiores consultorias de inovação excelência e liderança em todo o mundo.

No evento, foram lançadas novas opções de cursos que o Senac vai ofertar a partir de 2020, tendo em vista as tendências no comércio de produtos, serviços e turismo e a formação de novas competências para o mercado.
As ações do Hub de Inovação se estendem em encontros bimestrais no Senac Reference, atraindo grupos com o propósito de consolidar a aproximação entre sindicatos patronais, Governos, empresários, instituições de ensino Superior, entre outros atores.

O consultor de relacionamento institucional do Senac Ceará, Luis Antônio Rabelo Cunha, aponta que o passo inicial é desenvolver a cultura de inovação e contribuir para que o empresariado acompanhe de perto as mudanças, uma das principais é o crescimento do comércio eletrônico. “O varejo virtual tem crescido a uma taxa média superior ao varejo físico nos últimos anos, acreditamos que todas essas mudanças não permitem adiar a decisão de inovar”, afirma.

A Fecomércio representa mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo e tem concentrado esforços para a atualização deste setor, que representa mais de 75% do PIB estadual. Em março de 2019 criou a Câmara de Desenvolvimento e Inovação, que tem realizado missões técnicas para conhecer centros de inovação em todo o mundo. Entre 28 de outubro a 1º de novembro, o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, visita o Vale do Silício, principal polo de inovação em todo o mundo.

“Estamos buscando o que há de mais novo, a vanguarda, para trazer informações relevantes e necessárias para o Inovacom. Queremos fazer chegar aos empresários essas tecnologias, processos e a forma mais atual e dinâmica de fazer negócios. O Hub de Inovação do Comércio se coloca como ponto de encontro para profundar essas questões e trazer pessoas que estão falando sobre o tema”, afirma o presidente Maurício Filizola.

O Senac é a maior referência em educação profissional no Ceará, forma anualmente 40 mil alunos e tem assento em projetos de desenvolvimento para o Estado, como o Cluster Econômico de Inovação, voltado a identificar oportunidades de negócios em todas as regiões. A unidade Reference, além de sediar o centro de inovação, vai lançar cursos voltados para o atual cenário do comércio e novas competências para o mercado.
Sobre o assunto – Hub de Inovação do Comércio – o Colabora Inova conversou com Luis Antônio Rabelo Cunha(SENAC Ceará).

Confira a transmissão:

Texto: Marcellus Rocha
Foto: Arquivo Pessoal

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista, 21, trabalha na produção de conteúdos para o portal Siará News. "Escrever não é uma escolha, é um sintoma, não é meu trabalho é minha vida"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar