EconomiaMoeda

Declarações de Maia sobre Previdência intensificam queda da Bolsa e alta do dólar

Investidores seguem receosos após reação negativa à proposta para militares e prisão do ex-presidente Michel Temer

No último pregão da semana, o mercado brasileiro opera sob os impactos negativos dos últimos acontecimentos na cena política doméstica. A Bolsa opera em queda de 2,84%, aos 93.977 pontos. Por sua vez, o dólar comercial avança 2,57%, valendo R$ 3,898. Os analistas pontuam que as falas mais recentes de Rodrigo Maia (DEM/RJ), presidente da Câmara, intensifica o cenário de incertezas que ronda o mercado nesta semana.

Agora, Maia diz que vai se afastar do papel de principal articulador para a aprovação da PEC que altera as aposentadorias. A irritação do presidente da Câmara veio após uma pontagem em uma rede social do vereador Carlos Bolsonaro (PSC/RJ), filho do presidente da República, que veio como uma forma de crítica à posição de Maia de não priorizar o pacote anti-corrupção do ministro Sergio Moro.

O que está por trás desta reviravolta no mercado, que até poucos dias operava em patamares recordes, é o temor de uma maior dificuldade de articulação no Congresso para aprovar a reforma da Previdência após o projeto para aposentadoria dos militares ter causado mal estar entre parlamentares. Além disso, a prisão do ex-presidente Michel Temer, na avaliação dos investidores, pode causar ruídos e dificultar ainda mais o apoio à reforma da Previdência.

A proposta da reforma dos miliares prevê reajustes e criação de novas gratificações para as Forças Armadas. Para analistas, as concessões aos militares podem levar a pressões de outros grupos contra as mudanças na Previdência dos trabalhadores da iniciativa privada e servidores civis. Assim, eles temem que este texto pode enfraquecer, politicamente, as chances de aprovação da reforma.

“Depois de atingirmos os 100 mil pontos na segunda-feira, a semana tem sido bem negativa. Na quarta-feira o Ibovespa caiu 1,55%, ontem caiu 1,34% e hoje seguirá na mesma esteira em um dia bem negativo para os ativos locais”, escreveram os analistas da Levante Investimentos.

Fonte: O Globo
Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Abrir Rádio
Fechar