CuidadosSaúde e Bem-Estar

Exercícios para a mente ajudam no combate a doenças degenerativas como o Alzheimer, explica Método Supera

Manter uma rotina que estimule sua mente de diferentes formas pode trazer uma série de benefícios para a saúde do seu cérebro. A diversificação dessas atividades atua diretamente no auxílio à prevenção de doenças degenerativas severas, como o Alzheimer. O Método Supera, escola de ginástica para o Cérebro, alerta sobre a importância dessas atividades serem realizadas de forma regular e a necessidade de renovar os estímulos com frequência.

De acordo com uma das diretoras do Método Supera, em Fortaleza, Selma Freitas, manter sua mente sempre ativa, com novidades sempre que possível, traz diversos benefícios a curto, médio e longo prazo para a saúde do seu cérebro. “Nosso cérebro precisa ser estimulado todos os dias tanto com atividades que já fazemos, quanto com novidades. Por isso, ler, conseguir manter uma alimentação mais equilibrada, regular o sono, praticar exercícios físicos e realizar atividades do próprio cotidiano ajudam a preservar o bem-estar do cérebro. Essa rotina mais regrada traz benefícios que podem ser percebidos tanto agora, quanto futuramente”, diz.

Esses estímulos se fazem necessários, pois com o passar do tempo de acordo com nerocientistas a capacidade de processamento de informações vai diminuindo naturalmente. Porém, se você exercita seu cérebro e o mantém sempre ativo, será capaz de suportar sobrecargas maiores, com menos lapsos e falhas de memória.

Variedade de exercícios

De acordo com a diretora do Supera, Sabrina Montenegro, outros exercícios também podem ser inseridos no seu cotidiano. “Uma excelente alternativa para complementar as atividades diárias são jogos como dama, xadrez, dominó, caça-palavra, jogo da memória e quebra-cabeças. Eles são muito bons, pois estimulam a atividade cerebral relacionada à aspectos cognitivos tais como raciocínio lógico, atenção, planejamento, bem como estimula aspectos socioemocionais tais como autocontrole, autoconfiança, além propiciar momentos de diversão e descontração”, finaliza.

Foto: Divulgação

Tags
Exibir Mais

Edinaele Sousa

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar