CoronavirusInternacionalNotícias

Europa continua com o desconfinamento e muitos países começam a reabrir as fronteiras internas da UE

Depois de três meses de isolamento dentro das fronteiras nacionais, os europeus têm a possibilidade de viajar de maneira mais fácil entre um país e outro, uma consequência da desaceleração da pandemia de covid-19 no continente.

O retorno à livre-circulação acontece de maneira escalonada e diferenciada: a partir desta segunda-feira, o mapa da Europa registra luzes verdes, amarelas e laranjas, que estabelecem o alerta de cada país.

A Itália deu o sinal em 3 de junho ao reabrir as fronteiras a todos os viajantes, apesar das restrições da maioria dos Estados a respeito do país. O território foi um dos focos mais importantes da pandemia.

Outro país com pressa para salvar a temporada de turismo é a Croácia, que também se antecipou e reabriu as portas na quinta-feira. A Polônia fez o mesmo e está acessível para todos os cidadãos europeus desde sábado.

Bélgica e França restabeleceram a livre-circulação nesta segunda com todos os países do continente, assim como a Grécia, que foi além e permitiu a entrada de turistas de alguns países que não integram a União Europeia, como Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul e China.

Alguns países ainda estão reticentes: a Romênia não estabeleceu uma data para a reabertura, enquanto a Noruega só reabriu para outros países nórdicos, com exceção da Suécia. A Dinamarca também é seletiva e recebe apenas pessoas procedentes apenas da Alemanha, Noruega ou Islândia.

Confira a matéria:

Foto: AFP

Tags
Exibir Mais

Edinaele Sousa

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar