O período da gravidez é marcado por diferentes sentimentos. Indispensável antes, durante e depois do parto, o acompanhamento humanizado da gestante pode fazer toda a diferença na saúde da mãe e da criança. Foi pensando nisso que a estudante de enfermagem Tainá Duarte, de 23 anos, decidiu usar uma maneira curiosa para amenizar a ansiedade da gestante Daniela dos Santos Paiva, 25.
Mostrando as duas dançando ao som de ‘Despacito’ na sala de atendimento, o vídeo gravado no Hospital Municipal de Santa Quitéria, município localizado a 299km de Fortaleza, vem repercutindo de forma positiva nas redes sociais. De acordo com Tainá, a dança serve para relaxar e tirar o medo da gestante antes e durante o parto. Além disso, a técnica ainda ajuda na dilatação. “É super recomendado aos profissionais de enfermagem, porque bate na tecla do parto humanizado”, disse Tainá.
Confira o vídeo:
Importância do atendimento humanizado
Para além da situação inusitada, o vídeo chama a atenção pelo exemplo de humanização no atendimento. Para Tainá, a maneira como o profissional acompanha o paciente é um ponto crucial para o sucesso de qualquer tipo de tratamento. “É algo que a gente bate sempre na tecla. Porque nós estamos com eles desde a entrada no sistema do SUS, fazemos o acompanhamento, prestamos esse cuidado durante todo o processo”, afirma.
Ela também fala da importância desse suporte durante o processo de gestação.
A mulher gestante tem inúmeros direitos que muitas vezes não chegam até elas. Cabe a nós, profissionais, repassar esse conhecimento. É o direito à dança, como foi no caso da Daniele, o direito de parir na posição que ela quiser, de um parto humanizado…. A mulher é dona desse momento, a protagonista”, conclui.