Foto: Divulgação

Trocar o óleo de acordo com o período correto é fundamental para o bom funcionamento de qualquer veículo, seja ele moto, carro ou caminhão. O óleo é responsável pela lubrificação e proteção das partes móveis, reduzindo o atrito e evitando o desgaste das peças do motor antes do tempo.

Porém, muitas pessoas acabam se preocupando com a troca de óleo e manutenção do veículo, quando a situação já saiu do controle. Nesse caso, pode ser tarde demais para minimizar gastos e prejuízos com o veículo. Uma das coisas que mais prejudica a vida útil do veículo é quando não é feita a troca de óleo no período indicado e isso acaba trazendo muitas dores de cabeça aos condutores.

Para ajudar os motoristas, Inaê Evangelista, diretora da Golube- loja especializada em troca de óleo – preparou dicas importantes de como verificar a hora certa de trocar o óleo do veículo e explica os benefícios.

“O óleo do carro permite que as peças se lubrifiquem e não entrem em atrito com componentes essenciais para o motor”, ressalta a especialista.

Ainda segundo Inaê, quando o óleo está baixo ou em falta, o motor pode sofrer danos perigosos comprometendo o funcionamento do veículo.

Outro detalhe que precisa sempre ser observado é o filtro de óleo, pois ele é responsável por eliminar substâncias prejudiciais geradas pelas peças do motor. “Então, certifique-se de manter a manutenção em dia sempre que for trocar o óleo do automóvel”, conta Inaê.

Benefícios da troca de óleo para o seu veículo:

-Lubrificar várias partes do automóvel, como o motor e os freios;

– Evitar que o veículo passe a apresentar problemas mecânicos;

– Prevenir o desgaste de várias peças do veículo;

-Ajudar a controlar o calor que sai do motor;

-Evitar que seja necessário gastar ainda mais dinheiro e tempo com revisões corretivas;

-Proporcionar conforto e principalmente segurança para todos que usam o carro;

De acordo com Inaê Evangelista, a troca de óleo é analisada variando com cada modelo de veículo, e devem ser respeitados a periodicidade requerida para a troca de óleo e o produto mais indicado para o motor do carro.

“Assim, é possível garantir que a manutenção fique em dia, somando benefícios não só para o carro, mas também para a toda família, pois trás segurança, comodidade e economia”, finaliza Inaê.