Sem categoria

Espanha terá 10 dias de luto por vítimas da Covid-19

O governo espanhol decretou dez dias de luto a partir desta quarta-feira em homenagem às vítimas do novo coronavírus. Já são quase 27.000 mortes e mais de 235.000 casos de contágio no país.

María Jesús Montero, Porta-voz do governo espanhol declara “O Conselho de Ministros aprovou esta manhã a declaração oficial de luto nacional pelas vítimas da pandemia de coronavírus. Um luto que se estenderá por 10 dias a partir de quarta-feira. Com bandeiras a meio mastro em todos os prédios públicos e nos navios. Até segunda-feira de manhã, 26.834 pessoas haviam perdido suas vidas nesta tragédia”.

O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, afirmou que este é o luto mais longo da democracia da Espanha, restabelecida em 1977.

Também haverá um grande ato oficial, presidido pelo rei Felipe VI, para homenagear os mortos. Oitenta por cento deles tinha mais de 70 anos.

País de origem da pandemia, a China estabeleceu um Dia Nacional de Luto pelas vítimas do vírus em 4 de abril, enquanto as prefeituras italianas organizaram atos de memória para as vítimas em 31 de março.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump decretou que as bandeiras ficassem hasteadas a meio mastro entre 22 e 24 de maio.

A oposição de direita exigia que Sánchez declarasse luto oficial, mas o líder socialista preferiu esperar até que a epidemia estivesse sob controle.

Foto: AFP

Tags
Exibir Mais

Edinaele Santos

Jornalista e Produtora, 22. Além de registrar fatos, o jornalismo escreve histórias que serão contadas por gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar