Estudantes aguardam o início do 2° dia de prova em Fortaleza | Foto: Rogério Bié/ Siará News

Em meio a pandemia, estudantes fizeram o segundo dia de prova do Enem 2020 no último domingo (24). Dessa vez, eles responderam às questões de Ciências da Natureza e Matemática. Novamente, foram registradas cenas de aglomeração Brasil afora. A abstenção subiu e atingiu índice recorde: 55, 3%.  De acordo com o presidente do Inep Alexandre Lopes, o número foi maior que o esperado.

Os candidatos tiveram 5 horas para responder a 45 questões de ciências da natureza (biologia, física, química) e outras 45 de matemática.

Abstenção recorde

De acordo com o balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.470.396 pessoas compareceram às provas (44,7%) deste domingo e 3.052.633 (55,3%) faltaram. Ao todo, eram esperados 5,5 milhões de candidatos.

Foi mais do que a gente estava esperando”, afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep, sobre a taxa de abstenção do Enem.

“Mas gosto de olhar o copo meio cheio: 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer a Enem em ambiente de pandemia, em ambiente de receio. Outros lugares do mundo não conseguiram fazer, e o Brasil, com todas as suas dificuldades logísticas e todas as suas desigualdades, você assegurar no meio da pandemia que 5 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões façam a prova, eu acho isso uma vitória”, afirma.

O primeiro dia de provas regulares do Enem, no último domingo (17), teve abstenção de 51,5% de candidatos que não compareceram ao local de prova.

Reaplicação

A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Deve fazer o pedido a partir das 12h desta segunda (25) até sexta (29):

  • quem perdeu o Enem por problemas de infraestrutura, como as salas lotadas no domingo passado ou falta de luz nos locais de prova
  • quem teve diagnóstico de Covid ou doenças infectocontagiosas na véspera do exame. O Inep já recebeu até o momento 18.210 solicitações relacionadas ao novo coronavírus e aprovou 13.716 desse total

O pedido deve ser feito na Página do Participante. Cada caso será analisado pelo Inep.

Os alunos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia (Espigão d’Oeste e Rolim de Moura) não precisam fazer o pedido de reaplicação. Nesses locais as autoridades suspenderam a prova por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. O Enem será realizado para esses estudantes também nos dias previstos para reaplicação – 23 e 24 de fevereiro.

Harry Potter, bomba atômica, carros elétricos, Torre Eiffel e funcionamento de fone de ouvido

Segundo professores do cursinho Descomplica que fizeram a avaliação, houve questões sobre funcionamento do fone de ouvido, carros elétricos, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais e proteção contra raios.

Também foram mencionados personagens populares, como Harry Potter (em uma pergunta sobre anagrama) e Garfield (movimentação de elétrons).

Com informações do G1