Foto: Shutterstock

Na última segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permitiu o acesso dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 aos resultados de suas provas. Além das notas, foi divulgado um balanço oficial do teste.

No total, de acordo com os dados finais, entre as cinco áreas do conhecimento, a maior média geral foi da Redação, com 588,74 pontos. Entre os mais de 2,7 milhões de textos corrigidos, 28 candidatos obtiveram a nota máxima e mais de 86 mil zeraram a atividade.

No total, foram três temas propostos aos candidatos nesta edição. Na versão impressa, ‘Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira‘ foi o escolhido. Na versão digital, ‘O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil’, e, na reaplicação da prova, ‘A falta de empatia nas relações sociais no Brasil’.

Já entre as provas com questões objetivas, a que teve maior média geral foi a de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 523,98 pontos. Matemática ficou com a média geral em 520,73, seguida de ciências humanas, com 511,64 e ciências da natureza, com 490,39.

Para o cálculo das notas de cada área, o instituto adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um conjunto de modelos matemáticos que permite a comparabilidade entre as edições do exame. Já as redações foram corrigidas uma a uma, por pelo menos dois corretores.

A consulta das notas pelos candidatos que realizaram a prova física, o Enem digital e o Enem PPL – modalidade destinada para pessoas privadas de liberdade – já estão disponíveis na página do participante, que apresentava instabilidade no início da noite desta segunda.

 

Inscritos no exame reclamam de instabilidade ao tentarem acessar as notas

Muitos inscritos no exame reclamaram sobre instabilidade no site do Inep ao tentarem acessar os resultados.  A Página do Participante, local em que as notas  são divulgados, ficou indisponível e apresentou lentidão durante a noite da última segunda (29).

Através das redes sociais, o Inep  garantiu que o problema de instabilidade na página se normalizaria até a meia-noite desta terça-feira (30/3), quando os candidatos poderiam ver os desempenhos individuais nas provas de matemática, ciências humanas, linguagens e códigos, ciências da natureza, além da redação.

Na internet, o que não faltaram foram memes e reclamações dos internautas:

Os resultados obtidos no exame poderão ser aplicados em programas de acesso ao ensino superior oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o que inclui o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, algumas universidades tanto brasileiras quanto do exterior têm seleções próprias com a nota do certame.

Com informações de Estadão