Nos dias 26 e 27 de novembro, os alunos que encerrarão o ciclo formativo na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) irão comandar a 1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar de Fortaleza. Com aulas de culinária, feira de pequenos empreendedores e agricultores, palestras e aulas com chefs convidados, a programação é aberta ao público, mediante apenas de inscrição gratuita.

“Durante a construção do aprendizado os estudantes tiveram contato com as várias faces da gastronomia: cultura com ênfase no regionalismo cearense;∙ respeito aos ingredientes; uso correto das técnicas; consumo consciente; sustentabilidade na prática do processo de trabalho e valorização da cadeia produtiva. A nossa proposta é compartilhar esse conhecimento com a comunidade”, afirma Damaris Barros, coordenadora pedagógica da EGSIDB.

A superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte, destaca ainda que o intuito do evento é estimular os estudantes a desenvolver, não só a criatividade, com também praticar as técnicas e todo o conhecimento adquiridos durante a sua formação, através da utilização de sabores e aromas nordestinos, na construção de um produto que resgate e expresse a cozinha regional cearense. “Também queremos levar ao público a disseminação da cultura alimentar, resgatando os ingredientes regionais que entraram em desuso ao longo do tempo, gerando o sentimento de pertencimento e fomentando a valorização da identidade e da gastronomia local. E, claro, mostrar para o mercado o diferencial na formação dos estudantes da nossa instituição”, afirma.

Programação

As aulas ministradas pelos alunos nas cozinhas acontecerão (básica, confeitaria e panificação), nos dias 26 e 27. O público poderá fazer até três oficinas por dia, sendo cada uma entre 45 minutos e 1 hora e 30 minutos, incluindo degustação. No total, serão 24 oficinas.

A Feira Gastronomia Empreendedora, durante toda sua duração, vai reunir dez stands de agricultores familiares e pequenos empreendedores, entre ex-alunos e moradores da comunidade.

A Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

1ª Mostra de Gastronomia e Cultura Alimentar – De 26 e 27 de novembro.
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.

Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091 – Site da Escola de Gastronomia.

Foto: Pixabay / Reprodução