CearáDestaqueFortalezaInfreestruturaNotíciasSegurança
Últimas notícias

Em estado de precariedade avançada, Ponte dos Ingleses é local de insegurança

Interditada desde janeiro de 2018, o local está em reforma desde o último dia 11 de novembro de 2020. Em meio às obras e projetos de revitalização que prometem recuperar a atração, a falta de segurança ainda é um fator que ainda preocupa os cidadãos e autoridades públicas

“Reparação Estrutural de Obr-s D’-rtes : –nte dos Ingleses”. Na placa colocada pela Prefeitura de Fortaleza para sinalizar a reforma da Ponte dos Ingleses, parte das letras estão cobertas por pichações.

Um dos maiores pontos turísticos de Fortaleza, a Ponte Metálica, como foi renomeada pelos cearenses, costumava chamar a atenção dos visitantes por sua beleza. Detentora de importante valor histórico, para quem passa hoje pela Rua dos Cariris, na Praia de Iracema, ela se faz notável por um motivo nada positivo: seu estado de deterioração avançado.

Interditada desde janeiro de 2018, o local está em reforma desde o último dia 11 de novembro de 2020. Em meio às obras e projetos de revitalização que prometem recuperar a atração, a falta de segurança ainda é um fator que  preocupa os cidadãos e autoridades públicas.

Histórico de Abandono

Quase três anos após seu fechamento para visitantes, em 2018, o cenário que se forma é de completo abandono | Foto: Siará News

Em 25 de janeiro de 2018, a ponte era fechada para visitas. Quase três anos depois, o cenário que se forma é de completo abandono. Barras de ferro e concreto espalhadas de maneira uniforme; pichações se distribuem em diversas cores e tamanhos; em sua estrutura, os pilares sustentadores assumem um aspecto de fragilidade e passam a impressão que irão desabar a qualquer momento.

Tal precariedade, além de pôr banhistas e pedestres em risco, tem sido a causa de acidentes nos últimos meses. Em agosto de 2019, parte da proteção lateral da ponte desabou e, segundo testemunhas, por pouco não atingiu uma família. Por conta da inviabilidade do trânsito de cidadãos no local, foram colocados tapumes ao longo da estrutura.

Ao sofrerem a ação do vento e vandalismo, resquícios do material se soltaram e se espalharam em direção à areia. Além de contribuírem com a poluição, o material misturado com o chão colocou em risco a integridade das pessoas por conterem partes afiadas.

Reforma

Apesar do prazo de conclusão do serviço encerrar em abril, o contrato é válido até outubro de 2021 | Foto: Siará News

A mudança desse descaso foi prometida com a entrega do plano de reforma pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), no ano passado. Em contrato assinado no dia 26 de outubro de 2020, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado determinou um prazo de seis meses para a conclusão do projeto. Apesar do prazo de conclusão do serviço encerrar em abril, o contrato é válido até outubro de 2021.

Melhorias previstas

O abandono e a precariedade, expressos na falta de iluminação e baixa movimentação de pessoas, tornam a estrutura passível de ações de criminosos | Foto: Siará News

O investimento é de 1,5 milhões e, dentre as melhorias previstas, estão o aperfeiçoamento de serviços de infra e superestrutura, instalações elétricas, hidrossanitárias e urbanização. O piso da ponte, que antes era de madeira, agora será de concreto. Também estão previstas mudanças na acessibilidade ao equipamento.

As obras estão sendo realizadas pela Construtora Astral Ltda, vencedora da licitação por menor preço. O valor está 26,6% abaixo dos R$ 2,06 milhões estimados pela SOP.

O plano de reforma não deve alterar o projeto original, dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, uma vez que o local é tombado pelo Município. Além do projeto arquitetônico, a Ponte dos Ingleses também abriga a escultura La Femme Bateau, do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo.

Ao todo, sete empresas participaram do processo de licitação: Alves Freitas Construções e Empreendimentos Ltda, CCS Construções e Serviços Ltda, Construtora Astral Ltda, Construtora e Imobiliária JMV Ltda, Construtora Granito Ltda, Construtora Platô Ltda e IGC Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Obras em andamento, insegurança estagnada

Com poucos meses para o fim do período prometido para a entrega da reforma, resta aguardar se essas melhorias serão de fato efetivadas | Foto: Siará News

Enquanto a estrutura do equipamento passa por reparos há muito necessários, o que permanece estagnado é a falta de segurança no local e arredores.

O abandono e a precariedade, expressos na falta de iluminação e baixa movimentação de pessoas, tornam a estrutura passível de ações de criminosos.

Com poucos meses para o fim do período prometido para a entrega da reforma, resta aguardar se essas melhorias serão de fato efetivadas.

Galeria

Tags
Exibir Mais

Rogério Bié

Estudante de Jornalismo, 20 anos, escorpiano, apaixonado por entretenimento, novas línguas e culturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar