InternacionalMídias SociaisMundo DigitalNotícias

Em confronto com jornais, Facebook diz que não precisa exibir notícias

Nesta segunda-feira (15), o Facebook enviou uma mensagem clara aos veículos australianos diante da perspectiva de ter de pagar pelas notícias veiculadas em sua plataforma, na mensagem, a empresa dizia não precisar deles.

Segundo o jornal britânico The Guardian, em uma carta enviada à Comissão Australiana da Concorrência e do Consumidor (ACCC), a rede social disse que que há uma “rivalidade saudável” entre ele e os provedores de notícias do país e acrescentou que poderia parar de exibir notícias em suas páginas sem causar grande impacto em seus negócios, já que elas representam uma “fração muito pequena” do que os usuários veem em seus feeds.

A carta enviada à ACCC é uma resposta ao confronto entre o Facebook e o órgão australiano, que em abril deste ano criou um código de conduta que obriga tanto a rede social quanto o Google a partilhar suas receitas provenientes de publicidade com os jornais. O código também prevê multas caso as empresas não cumpram as solicitações, bem como processos envolvendo a divulgação não autorizada do material.

O governo australiano havia pedido, em dezembro de 2019, a criação de um código de conduta voluntário em que as empresas pensassem em um forma de pagar às mídias pelos conteúdos utilizados em suas plataformas. Mas, a pandemia da COVID-19 e a repentina diminuição na geração de receita de publicidade, fez com que o país adotasse regras mais rígidas mais rápido.

Desde que a discussão tomou força, o Facebook tem se esforçado para mostrar que não é um “assassino do jornalismo” e prometeu em janeiro de 2019 que gastaria US$ 300 milhões em parcerias com a mídia ao longo de três anos. Em março de 2020 ainda prometeu US$ 100 milhões para apoiar notícias locais impactadas economicamente pela pandemia.

Com informações do Canaltech
Foto: Reprodução

Tags
Exibir Mais

Brenda Bezerra

Estudante de publicidade e propaganda, produtora de moda e criadora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estúdio Ao vivo

Abrir Rádio
Fechar