(Foto: nito100/Getty Images)

Comemora-se nesta sexta-feira (29) o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Em lembrança à data, os edifícios públicos do interior e da Capital serão iluminados com as cores da bandeira trans: azul, rosa e branco.  A iniciativa é da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e tem por fim proporcionar o respeito à identidade de gênero.

As luzes serão projetadas nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. De acordo com a Secretaria, o projeto tem por objetivo promover a cidadania e a defesa dos direitos de mulheres travestis, transexuais, homens transexuais, transmasculines e pessoas não-binárias.

A iniciativa marca a primeira vez que os espaços públicos do Estado serão iluminados com as cores da bandeira trans. Dos locais iluminados, estão: as quatro unidades do Vapt-Vupt, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra; o Arco da Praça Portugal; a Praça do Cristo Rei; a jangada na Av. Beira Mar; e a estátua de Iracema, na volta da Jurema, em Fortaleza. Espaços nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte também terão projeção das luzes com as cores.